21 fevereiro 2023

Mjadra

Por Fora do Plástico

De Thiago Ossostortos
144 páginas
Independente | 2019

Thiago Ossostortos nos surpreendeu, em 2018, com o ótimo Os Últimos Dias do Xerife, que venceu um troféu HQMix. Com seu último lançamento, Mjadra, o artista continuou fazendo um trabalho interessante e, dessa vez, com uma vibe mais experimental. O quadrinho acompanha Derick, um ex-VJ MYTV (uma referência clara à MTV) que, após o fim de seu casamento, decide recomeçar sua vida retornado ao local onde passou seus primeiros anos em São Paulo. Um quartinho alugado próximo ao MASP, esse é o espaço que traz memórias diversas à protagonista que se vê em uma crise de meia idade.

A história fica completa com a presença de mais dois personagens cruciais para a trama. Azani, um homem peculiar que é o senhorio do imóvel onde Derick vive e Enzo, um jovem YouTuber que também é inquilino por lá. É a partir das vivências, lembranças e da relação entre os personagens da trama que a trama se desenvolve. Em Enzo, o protagonista relembra sua juventude (agora distante) e também um conflito geracional gritante. Já Azani traz ao ex-VJ um saudosismo e algumas mágoas e medos do passado.

Tanto as reflexões sobre a diferença da geração que cresceu nos anos 80 e 90 e os millenials de hoje em dia quanto o delírio obsessivo de Derick são pontos cruciais da história. O roteiro é bem redondo, mas conta com algumas passagens que nos pareceram um pouco apressadas e também coincidências fáceis que simplificaram o desfecho.

Na arte Thiago Ossostortos ousa ao trabalhar com guache e cores vibrantes, potencializando a sensação psicodélica da HQ. Mjadra também tem alguns tons autobiográficos, assim como Os Últimos Dias do Xerife, o que nos surpreendeu bastante. Talvez seja por isso que ambos os trabalhos do autor sejam tão identitários, marcas registradas de sua produção.

Não perca nada

Siga nossas redes

Carrinho atualizado