20 fevereiro 2023

Minha Experiência Lésbica com a Solidão

Por Fora do Plástico

De Kabi Nagata
144 páginas
NewPOP | 2019
Tradução: Thiago Nojiri

Apesar de parecer um mangá de humor, à primeira vista, Minha Experiência Lésbica com a Solidão é uma história densa sobre depressão, fobia social e conflitos internos. Autobiográfico, o quadrinho foi a maneira que a autora, Kabi Nagata, encontrou de se expressar diante do caos que envolvia sua vida, sua relação consigo mesma e com os outros.

Aos 28 anos, Kabi estava muito distante do conceito de vida adulta que nós temos, independente do continente. Sem perspectivas, sem experiências afetivas ou sexuais e completamente dependente da aprovação dos pais, a autora se encontrava em um limbo. O leitor pode se enganar pensando que esse é um mangá sobre aceitação da sexualidade. Na verdade, aqui o foco é a aceitação do “eu”.

A experiência de acompanhar o drama de Kabi é intensa. Em alguns momentos sentimos que a autora estava apenas dando voltas e repetindo algumas questões já abordadas em capítulos anteriores, o que em certas passagens deixou a leitura um pouco cansativa. Há, sim, humor e algumas passagens que soam estranhamente divertidas, principalmente pela arte cartunesca, mas não podemos dizer que essa é uma HQ que nos divertiu. O resultado é muito mais uma reflexão mais profunda do que um momento leve de leitura, mas talvez essa reação seja diferente de leitor para leitor.

Lançado pela editora NewPOP, Minha Experiência Lésbica com a Solidão é bem diferente dos mangás que já havíamos conferido. A HQ nos apresentou um relato muito sincero da autora, o que pode ser justamente o grande motivo para ler essa história.

Não perca nada

Siga nossas redes

Carrinho atualizado