A Pipoca & Nanquim planeja para o fim do ano o lançamento de seus dois próximos mangás: “Chushingura”, de Goseki Kojima, e “Almanaque das Estações”, de Kan Takahama. O primeiro, inspirado na célebre peça japonesa sobre os 47 ronins, terá seus dois volumes publicados em sequência, entre dezembro e janeiro. Já a obra de Takahama chega em novembro e será concluída no mês seguinte, também em dois volumes.
A novidade foi revelada na quinta-feira (18), durante uma live no canal da editora que atualizou o status das obras, a princípio programadas para o primeiro semestre. No caso de “Chushingura”, anteriormente previsto para maio, o atraso foi motivado pela descoberta de histórias do mangá que ainda não haviam sido reunidas em edições encadernadas.
“Chushingura” foi publicado no Japão ao longo de várias décadas, a partir dos anos 1960, passando por quatro editoras diferentes e rendendo diversas compilações das histórias criadas por Goseki Kojima em torno daquela que é considerada a peça teatral mais famosa do país. Meses após anunciar o título em volume único, durante a CCXP24, a Pipoca & Nanquim percebeu que havia material suficiente para montar a edição mais completa do mangá já feita no mundo. A editora decidiu, então, reunir em sua versão, capítulos que nunca haviam sido publicados juntos em uma mesma coleção japonesa. Por isso, a PN optou por adiar o lançamento e reformular o projeto: a obra sairá agora em dois volumes.
A trama de “Chushingura” se passa no século XVIII e apresenta episódios envolvendo 47 samurais que, após a morte de seu senhor (obrigado a cometer o seppuku), acabam por se tornarem ronins, termo japonês para definir um samurai sem soberano. Inconformado com a morte considerada injusta, o grupo de espadachins prepara uma vingança e age para eliminar o responsável pelo fim trágico de seu daimyo.
“Almanaque das Estações” foi o título escolhido para “Ougishima Saijiki”, de Kan Takahama. A série, também completa em dois livros, será a terceira da autora no Brasil, que, num passado recente, já recebeu “O Último Vôo das Borboletas” e “A Lanterna de Nix”, todos editados pela PN.
No enredo, o leitor vai acompanhar Tamao, uma criança que vive numa zona de meretrício, em Nagasaki, às portas da conhecida Revolução Meiji, movimento político que deu fim ao Xogunato Tokugawa, no fim do século XIX. Apesar da pouca idade, Tamao está prestes a se tornar uma cortesã no famoso distrito dos prazeres de Dejima.
Publicados originalmente entre 2019 e 2022 na revista Comic Ran, da Leed, os capítulos da série foram reunidos em quatro volumes. Na edição brasileira, entretanto, o formato será 2 em 1, reduzindo a coleção a apenas dois tomos. Como em outros trabalhos de Kan Takahama, uma das principais mangakás ligadas ao movimento nouvelle manga (quadrinhos japoneses com influência franco-belga), a narrativa de “Almanaque das Estações” se desenvolve a partir de uma reflexão sobre as influências europeias na formação da sociedade japonesa do século XIX.