7 março 2023

O Último Voo das Borboletas

Por Fora do Plástico

De Kan Takahama
172 páginas
Pipoca & Nanquim | 2020
Tradução: Drik Sada

Um mangá diferente do convencional, O Último Voo das Borboletas, de Kan Takahama, conquista pelo roteiro bem amarrado e pelas belas ilustrações. No quadrinho, acompanhamos, em uma narrativa mais intimista, a vida da prostituta Kichou. Vendida ao bordel ainda na infância, a jovem chegou ao topo da hierarquia naquele espaço, tornando-se uma cobiçada tayu, espécie de cortesã de luxo.

Kichou guarda um trágico segredo. Apesar de carregar uma história triste, sua beleza e sucesso provocam inveja nas demais mulheres do bordel onde trabalha, no distrito de Maruyama em Nagasaki. A trama se passa no fim do período Edo, que marca o fim do xogunato no Japão, momento de conflitos entre as culturas oriental e ocidental no país. Tudo isso é bem incorporado na HQ, que utiliza esse cenário como pano de fundo.

Kan Takahama vai costurando em seu roteiro elementos que irão nos conduzir para o ápice de O Último Vôo das Borboletas. Dessa forma, a história flui com uma leveza impressionante. Destaque para os traços de Takahama, com cuidado nos enquadramentos e detalhes. A edição também conta com um glossário rico ao final, detalhando as notas de rodapé da obra.

Lançado pela editora Pipoca & Nanquim, O Último Voo das Borboletas é uma leitura agradável, que agrada até mesmo os leitores pouco habituados aos mangás. Com um estilo próprio, o quadrinho é uma bela surpresa.

Não perca nada

Siga nossas redes

Carrinho atualizado