18 setembro 2022

Mamãe Está Com Câncer

Por Fora do Plástico

De Brian Fies
128 páginas
DarkSide Books | 2020
Tradução: Laura Zuñiga

Mamãe Está Com Câncer, de Brian Fies, é o estilo de quadrinho que mexe muito conosco. Como diz o texto introdutório “poucas coisas da vida são mais universais do que doenças” e por conta dessa “universalização” do tema, a obra é daquelas que você se conecta rapidamente. Mesmo que a história pareça uma bomba relógio, prestes a explodir. Publicado originalmente como webcomic, o quadrinho foi escrito enquanto o tratamento acontecia. Ou seja, esta é uma história com muitas incertezas, mas acima de tudo, uma história sobre família e companheirismo.

Na HQ, acompanhamos a jornada da mãe de Brian que, após ser diagnosticada com câncer de pulmão, com metástase cerebral, começa o tratamento que muda a realidade de toda sua família. O autor não cita nomes, aqui os personagens principais são a mãe, o autor e suas duas irmãs. Esse recurso universaliza a história e faz com que o leitor, que aparentemente não tem absolutamente nada em comum com a família retratada no quadrinho, se sinta representado ali. Frustrações, discussões e emoções são sentimentos comuns em qualquer família. E, certamente, esse é o ponto alto da obra, essa capacidade de fazer o leitor se conectar.

As ilustrações em formato cartum são simples e competentes. O ponto negativo fica por conta da narrativa, que, até pelo formato idealizado, é um pouco desconexa.

Primeira HQ vencedora do primeiro prêmio Eisner na categoria de quadrinho digital, em 2005, Mamãe Está Com Câncer é um ótimo quadrinho, uma obra comovente e honesta, que ganha mais peso ainda com o posfácio arrebatador que você não pode deixar passar.

Não perca nada

Siga nossas redes

Carrinho atualizado