21 outubro 2023

Madeleine, resistente, Vol.1

Por Fora do Plástico

De Dominique Bertail, Jean-David Morvan e Madeleine Riffaud
128 páginas
Nemo | 2023
Tradução: Renata Silveira

O heroísmo reside muitas vezes em ações de pessoas comuns, como vemos no drama biográfico “Madeleine, resistente”, que apresenta o leitor a uma das grandes figuras da Resistência francesa. Dominique Bertail e Jean-David Morvan contam a história de bravura de Madeleine Riffaud, que suportou horrores na Segunda Guerra ao enfrentar a ocupação alemã.

O primeiro volume desta trilogia explora, sobretudo, a jornada de Madeleine para se juntar à Resistência. Corajosa e determinada, ela decide lutar, da maneira como podia, ainda na adolescência, principalmente após as perdas e humilhações que sofreu. Antes de seus primeiros passos na Resistência, temos memórias da morte rondando sua infância, a sua luta contra a tuberculose e outros pontos que formam a rede de motivações que a levaram a se tornar consciente da necessidade de mobilização.

Embora a HQ seja centrada na história de Madeleine, ela traz também outros personagens que arriscaram suas vidas pelo que acreditavam. Um dos aspectos mais atraentes está no formato em que a história é contada, como se a protagonista estivesse falando diretamente com o leitor, o que permite que você se sinta mais próximo dela. Apesar do uso excessivo de recordatórios, a leitura nunca é cansativa, pelo contrário, é bastante fluida. Seu tom documental e o período em que a obra se passa não atenuam o clima de violência. Ela está, sim, presente, mas não de maneira explícita.

Por ser um primeiro livro, naturalmente, estamos acompanhando uma introdução à trajetória de Madeleine. No entanto, mesmo com os conflitos apresentados, ainda sentimos falta de um clímax mais acentuado.

As ilustrações de Bertail são um ponto alto. O cuidado com toda representação de época, escancara a pesquisa minuciosa que os autores fizeram para a produção da obra. A cor monocromática, em tons de azul, traz até um charme mórbido para a HQ.

Lançado pela Nemo, “Madeleine, resistente” é um testemunho de uma lenda viva da Resistência, hoje com 99 anos. Com um ótimo gancho ao final, a série promete nos levar para um segundo volume mais intenso, neste que é, sem dúvidas, um quadrinho que nos deixa impressionados pela própria realidade.

Não perca nada

Siga nossas redes

Carrinho atualizado