O renomado designer de jogos Hideo Kojima esteve, nesta sexta-feira (26), na inauguração da exposição de Junji Ito que o Setagaya Literary Museum, em Tóquio, irá realizar até o mês de setembro. O criador de “Metal Gear” e “Death Stranding” tem uma relação de amizade há 30 anos com o mangaká e celebrou, em posts no X (antigo Twitter), o encontro com Ito na visita ao museu.
A “Junji Ito Exhibition Enchantment” conta com desenhos originais de vários de mangás como “Tomie”, “Uzumaki”, “A Sala de Aula que Derreteu” e “Diario dos Gatos Yon & Mu”, assim como obras de arte feitas exclusivamente para a exposição, que é considerada a primeira individual em grande escala de Junji Ito. Há ainda várias opções de souvenirs especiais que os visitantes podem adquirir.
A abertura ao público aconteceu hoje (27) e depois do período no Setagaya Literary Museum, a exposição terá uma temporada no Itami Museum of Art and Culture, de outubro a dezembro, e está prevista para passar por outras localidades no Japão, em seguida.
Amizade de longa data
Em janeiro, os dois se reencontraram pela primeira vez, desde a pandemia há quatro anos. Junji Ito visitou os estúdios de Hideo Kojima que, neste dia, comentou nas redes sociais que reviu a adaptação de “Uzumaki” em live-action e releu o mangá.
Além disso, eles quase trabalharam juntos no jogo de terror “Silent Hills”, que faria parte da franquia “Silent Hill” e seria dirigido por Kojima e Guilhermo del Toro, mas o projeto foi cancelado em 2015. Ito foi convidado para fazer o design dos monstros. Até o momento, que os fãs desses ícones japoneses têm mais próximo de uma colaboração entre os dois é a aparição especial de Junji Ito em “Death Stranding”, como um holograma.