23 dezembro 2023

Incógnito

Por Fora do Plástico

De Ed Brubaker e Sean Phllips
368 páginas
Mino | 2023

Incógnito. Pense neste quadrinho de Ed Brubaker como uma história que fica entre o mundo dos super-heróis e a essência autoral do autor. Um thriller noir-pulp sobre um ex-supervilão vivendo sob o Programa de Proteção a Testemunhas, alguém que se encontra em conflito tanto com os mocinhos quanto com os bandidos. O resultado é uma HQ interessante, mas que tropeça vez ou outra em sua estrutura.

Os irmãos gêmeos Zack e Xander Chacina eram grandes criminosos de uma organização secreta. Porém, durante uma missão, Xander é morto e Zack acaba gravemente ferido. Após acordar, ele negocia a sua liberdade denunciando seu chefe, a quem culpa pela morte do irmão. Corta para o presente: dado como morto, Zack vive uma nova identidade e sob efeito de remédios que inibem seus superpoderes. Cansado de tentar se adaptar, constantemente maltratado por oficiais da condicional, ele decide secretamente ceder aos impulsos e se tornar um vigilante, após seus remédios pararem de funcionar.

A publicação da Mino reúne as duas minisséries, Incógnito e Más Influências, que compõem a história completa. De longe, o início é a melhor parte. A proposta de acompanhar um protagonista cheio de conflitos internos, infeliz com a sua nova vida, mas que também não sabe como sair dela, é interessante. Inclusive, queríamos ter visto mais desse Zack: sem poderes, incomodado por agora ser um anônimo, até chegar ao ponto de o personagem se tornar imprevisível e ceder ao crime.

Em algum momento essa virada na história teria que acontecer, mas não precisava ser tão apressada, o que levou a HQ para uma jornada típica. A segunda parte, além de ser ainda mais corrida, tem um plot que não parece tão convincente, que não engaja o leitor da mesma maneira.

As ilustrações de Sean Phllips seguem o que já conhecemos, talvez um pouco menos detalhadas. As cores de Val Staples trazem uma paleta mais fria, e aproveitam bem as sombras densas da arte.

Como grande parte dos leitores, amamos as obras de Ed Brubaker, poucos criadores mantêm um nível tão alto em suas produções. Apesar de ser divertido e ter bons momentos, Incógnito está no pequeno grupo de leituras menos empolgantes do autor.

Não perca nada

Siga nossas redes

Carrinho atualizado