23 setembro 2023

Velvet

Por Fora do Plástico

De Ed Brubaker e Steve Epting
416 páginas
Mino | 2023
Tradução: Dandara Palankof

Um thriller de espionagem ambientado na Guerra Fria, Velvet está longe dos trabalhos mais originais vindos da mente de Ed Brubaker. No entanto, ao lado de Steve Epting, o roteirista soube transformar uma história genérica em uma HQ divertida e emocionante.

Início dos anos 70. Um espião misteriosamente é morto em uma missão. Velvet Templeton, secretária da agência secreta de espionagem da qual esse agente fazia parte, decide realizar suas próprias investigações. Pouco depois, ao descobrir que nada é o que parece, as acusações recaem sobre ela e agora terá não só que fugir para provar sua inocência, mas também voltar à sua antiga vida. Sim, Velvet é uma ex-agente e não terá escolha a não ser usar os talentos que havia abandonado há quase 20 anos.

Como é de se esperar, à medida que a protagonista vai se envolvendo na investigação e desvendando os segredos, ela vai descobrindo uma teia de conspirações. É um enredo bastante padrão, com todas as reviravoltas e traições usuais que uma produção de espionagem pode esperar. Porém, estamos falando de uma obra escrita por Ed Brubaker.

Ou seja, por mais que estejamos, de fato, diante de um roteiro já muito explorado e previsível em certo ponto, a forma como o autor conta a história é o grande destaque. É tudo bem conduzido: a utilização de flashbacks para desenvolver os personagens, a narração e o ritmo. Velvet é uma leitura imersiva do início ao fim.

Steve Epting, parceiro de Brubaker em sua fase no Capitão América, tem um traço mais realista do que Sean Phillips, com quem estamos habituados a vê-lo trabalhar. As fisionomias e as expressões são bem críveis, Epting também é muito eficaz na construção do clima de suspense e nas composições das sequências de ação.

Publicado pela Mino, Velvet mostra que não é necessário reinventar um gênero ou ter um enredo inovador, quando se sabe contar uma boa história. Mesmo que se preveja o que irá acontecer, continuamos ali, vidrados para ver como acontece.

Não perca nada

Siga nossas redes

Carrinho atualizado