27 fevereiro 2023

Goela Negra

Por Fora do Plástico

De Antoine Ozanan e Lelis
104 páginas
Mino | 2015
Tradução: Érico Assis

Goela Negra, do francês Antoine Ozanan e ilustrada pelo brasileiro Lelis, conta uma história potente que, apesar de se passar no início do século XX, reverbera questões muito atuais. O quadrinho acompanha a trajetória de Marcel, um jovem que busca uma vida melhor. Funcionário de uma mina de carvão no interior da França, o protagonista deixa a sua cidade natal, sua família, seu emprego e sua namorada, na esperança de achar novas oportunidades em Paris.

A busca por emprego e mais qualidade de vida em um grande centro urbano faz Marcel descobrir um novo horizonte. O personagem descobre um novo mundo em Paris, conhece a política, se frustra com a realidade e acompanhado de um antigo conhecido se envolve em movimentos populares. Entre as inspirações de Ozanan para formular este roteiro estão a imigração e os refugiados que chegam à Europa.

Conhecido por suas belíssimas aquarelas, nesta obra, Lelis utiliza do preto e branco, com um traço seco. O universo que o quadrinista constrói demonstra de forma realista a vida difícil que o personagem passa.

Intenso e envolvente, Goela Negra é menos uma HQ sobre a procura por uma vida melhor e mais sobre a consciência política. Um quadrinho indispensável para se ter na coleção.

Não perca nada

Siga nossas redes

Carrinho atualizado