3 maio 2023

God Country

Por Fora do Plástico

De Donny Cates e Geoff Shaw
184 páginas
Devir | 2022
Tradução: Érico Assis

Unindo o gênero de super-herói com um intenso drama familiar entre pai e filho, God Country faz uma eficiente mistura, envernizada por uma fantasia que é apenas o pretexto para contar uma ótima história, de uma situação comum para muitas famílias.

Criado por Donny Cates e Geoff Shaw, o quadrinho é centrado na família Quinlan. Emmett é um idoso com Alzheimer, que já não se lembra de nada. Ele é cuidado pelo seu filho Roy, que também formou sua própria família, com a esposa Janey e a filha Deena. No entanto, diante da instabilidade e comportamento violento de seu pai, o casamento está desgastado.

Tudo muda quando uma misteriosa tempestade atinge a cidade e Emmett recupera sua memória, graças a uma espada mágica capaz de curá-lo. Podemos dizer que este é o plot principal da HQ: Emmett enfrentando inimigos dispostos a fazer de tudo para recuperar a espada, já que ele não tem intenção nenhuma de devolvê-la. Ela é a única maneira de se lembrar de seu passado e de sua família.

Por trás de todo esse enredo de ação, recheado de elementos místicos, mas sem grandes surpresas, temos camadas que despertam o lado mais humano da obra. E, para nós, é onde God Country brilha. Donny Cates propõe discussões sobre perdão, o medo do amanhã, além de um verdadeiro ajuste de contas entre pai e filho. E palmas para Cates, porque ele entrelaça bem as camadas que formam a HQ.

Outros pontos que gostaríamos de destacar é a escolha do narrador, como alguém que “herdou” aquela história, o contraste entre os laços familiares dos humanos e dos deuses e, por fim, as ilustrações cheias de movimento de Geoff Shaw.

Publicado pela Devir, God Country chama a atenção por saber mesclar tão bem uma aventura épica com um drama intimista. Embora a parte da fantasia seja divertida, o que realmente nos encantou foi seu subtexto.

Não perca nada

Siga nossas redes

Carrinho atualizado