14 setembro 2022

Fun

Por Fora do Plástico

De Paolo Bacilieri
312 páginas
Veneta | 2021
Tradução: Michele A. Vartuli

Fun, de Paolo Bacilieri, é um quadrinho com uma narrativa gráfica deslumbrante, que de longe se destaca pela criatividade no visual das páginas. No entanto, a história acabou não entregando o que esperávamos, se tornando uma experiência de leitura cansativa, em certos momentos. Uma HQ difícil que certamente exige releituras para que o leitor absorva todas as suas nuances.

Na trama, Bacilieri nos convida a conhecer a história das palavras cruzadas, mostrando a origem, a popularização e sua reverberação em diversas outras mídias. Entrelaçado com esse plot, temos também uma trama ficcional de suspense, envolvendo um atentando a um romancista italiano, e sua amizade com um roteirista da Disney. Bacilieri brinca, nessa jornada, com palavras cruzadas, trazendo painéis inventivos e um roteiro que faz com que você precise descobrir as respostas do mistério. Porém, Fun acaba sendo um amontoado de tramas que são colocadas juntas, e tudo se torna um pouco caótico.

Como comentamos, a HQ se sobressai por ser visualmente um espetáculo. É preciso reconhecer o trabalho incrível feito por Paolo Bacilieri e seu domínio da narrativa gráfica. Como sempre somos bastante sinceros com nossos comentários, devemos ressaltar que há tanta coisa acontecendo ao mesmo tempo na HQ, que foi difícil de nos envolvermos com a trama. E, partindo da nossa experiência, talvez Fun seja um quadrinho para ser lido e relido várias vezes.

Não perca nada

Siga nossas redes

Carrinho atualizado