22 outubro 2022

Easy Breezy

Por Fora do Plástico

De Yi Yang
184 páginas
Comix Zone | 2022
Tradução: Fernando Paz

Uma aventura frenética, de arte estilizada, que mesmo com tons de humor retrata uma realidade brutal. Easy Breezy, quadrinho de estreia de Yi Yang, oferece um ótimo entretenimento em suas quase 200 páginas. Mas, não se engane, por trás deste thriller improvável temos um enredo que explora a mediocridade da vida adulta, sonhos da infância e laços de amizade.

A autora nos transporta para a China dos anos 90, onde vamos acompanhar o roubo de uma van que acaba trazendo um imprevisto atrás do outro. Li Yu é o tradicional personagem delinquente, um valentão da escola que, junto do seu “tio” Ya, decide roubar uma van para vendê-la a uma gangue de criminosos. Vistos pelo nerd da turma, Yang Kuaikuai, a dupla carrega o garoto também, para impedi-lo de dizer algo. No entanto, quando vão vender o veículo, eles descobrem que uma garotinha estava ali o tempo todo. Assim, o grupo improvável percebe que eles viraram criminosos de verdade.

Toda história é desenvolvida ao longo de um dia, em um ritmo cinematográfico que tem o cenário de ação se ampliando constantemente. Yang não perde a mão com a velocidade dos acontecimentos e, mesmo nesta jornada intensa, ao estilo dos filmes de Guy Ritchie, a autora traz camadas nas relações interpessoais. Acidentalmente cúmplices de um sequestro e tão diferentes uma das outras, as crianças vão formar relações inesperadas, de forma que o leitor se vê cada vez mais envolvido na trama e curioso para saber onde ela vai chegar. Por outro lado, o que é uma pena no roteiro são os personagens estereotipados.

As ilustrações têm um estilo exagerado e dinâmico, com expressões marcantes e às vezes disformes. Ao mesmo tempo em que os painéis sustentam a condução da história, algumas composições são confusas e o leitor pode não entender bem o que está acontecendo ali.

Easy Breezy é uma aventura divertida e eficiente no papel de entreter. Mesmo com pontos genéricos em seu enredo, a HQ, publicada no Brasil pela Comix Zone, prova que não precisa ser inovadora para entregar uma leitura prazerosa.

Não perca nada

Siga nossas redes

Carrinho atualizado