23 setembro 2023

Drácula

Por Fora do Plástico

De Georges Bess
224 páginas
RISCØ | 2023
Tradução: Renata Silveira

O clássico Drácula, de Bram Stoker, provavelmente deve ser familiar para a maioria das pessoas de alguma forma. Desde que foi lançado em 1897, o romance de terror teve inúmeras adaptações, nas mais diferentes mídias, e claro, influenciou todas as histórias de vampiro que surgiram a partir dali. Com um brilhantismo gráfico sem igual, nos quadrinhos, nenhuma obra reimaginou tão bem o livro de Stoker, como a adaptação de Georges Bess.

O autor oferece uma nova porta de entrada a essa jornada de terror que tem início com o advogado inglês Jonathan Harker indo à Transilvânia negociar com o Conde Drácula a compra de uma casa em Londres. Fiel à essência do romance, mesmo que Bess condense o texto original para dar ritmo e fluxo à narrativa, o autor acrescenta profundidade, com seus desenhos que amplificam simbolismos do enredo.

Já que citamos o ritmo, o quadrinho é envolvente e flui muito bem. O quadrinista é habilidoso na estruturação da narrativa da HQ. O que não deve ter sido fácil, diante do perigo de oferecer uma obra enfadonha, por causa da quantidade de texto do livro.

A HQ evoca o terror pelo desconhecido, a loucura e o medo, passando pela atmosfera gótica e romântica, reproduzida perfeitamente pelos desenhos em preto e branco. Basta folhear o álbum para ficar seduzido pelo traço de George Bess. Há um nível de detalhe que fascina. As paisagens, a arquitetura do castelo, da Londres vitoriana e as variadas representações do vampiro fazem deste um quadrinho que impressiona pela beleza gráfica.

De fato, há uma quantidade mais do que suficiente de adaptações de Drácula. E se você está nos perguntando por que deveria ler mais uma versão, a resposta é simples. A HQ de Georges Bess, publicada pela Risco Editora, é a melhor adaptação para a nona arte. E, não só por causa disso, é uma leitura que vai trazer uma experiência incrível, que faz jus à grandeza do universo criado por Bram Stoker.

Não perca nada

Siga nossas redes

Carrinho atualizado