O Los Angeles Times anunciou os ganhadores da 45ª edição do L.A. Times Book Prize, prêmio anual literário realizado pelo jornal americano. Na categoria Quadrinhos, o vencedor foi o mais recente trabalho de Taiyo Matsumoto, o mangá “Tokyo These Days”.
Publicado no Japão entre 2019 e 2023, pela editora Shogakukan, a série foi concluída em três volumes. Nos Estado Unidos, a Viz Media publicou o último volume do mangá no fim de 2024, o que tornou a obra elegível para a disputa do prêmio.
Na história, Kazuo Shiozawa, um experiente editor de mangás prestes a se aposentar, revisita antigos autores e colegas em uma série de encontros marcados por memórias e desilusões com a indústria. À medida que reencontra figuras de sua trajetória, ele reflete sobre sua carreira, a arte e os sentidos da vida.
Até o momento, “Tokyo These Days” não foi licenciado por nenhuma editora brasileira, mas pode entrar no radar em breve, já que acabou de receber também uma indicação à edição atual do Prêmio Eisner. Por aqui, Taiyo Matsumoto é figura constante no catálogo da Devir, que já publicou “Tekkon Kinkreet”, “Sunny”, “Blue Spring” e “GoGo Monster”. A Editora JBC também vem trabalhando com obras do prestigiado mangaká e já lançou “Ping Pong” e “Os Gatos do Louvre”, além de ter anunciado, na CCXP24, a licença de “Takemitsu Zamurai”, este ainda sem previsão de lançamento.
Entre os finalistas do L.A. Times Book Prize estava “Sabores Raros”, publicado no Brasil pela Devir em novembro de 2024. Também estavam no páreo “Hobtown Mystery Stories Vol. 2: The Cursed Hermit”, de Kris Bertin e Alexander Forbes; “Cutting Season”, de Bhanu Pratap; e “Petar & Liza”, de Miroslav Sekulic-Struja, todos ainda inéditos por aqui.
Ver essa foto no Instagram