Prêmio Eisner divulga indicados à edição 2025; brasileiros concorrem a categorias

15 maio 2025
Por Fora do Plástico


O Eisner Awards 2025 revelou os indicados às 32 categorias do prêmio, nesta quinta-feira (15). São mais de 150 títulos impressos e online, de cerca de 70 editoras, de acordo com dados da própria organização. Para serem elegíveis, todos os títulos precisavam ter sido publicados nos EUA ao longo de 2024. Neste ano, a editora com o maior número de indicações foi a Fantagraphics, seguida pela DC Comics e pela First Second/Macmillan.

O Brasil está representado por Bilquis Evely, que concorre na categoria Melhor Artista/Arte-finalista, e Melhor Capista, por “Helen de Wyndhorn”Matheus Lopes também concorre como Melhor Colorista pela HQ publicada originalmente pela Dark Horse, com previsão de ser lançada no Brasil em julho pela Suma. A dupla ainda acumula mais uma categoria, a de Melhor Minissérie por “Helen de Wyndhorn”.

PUBLICIDADE

A lista de brasileiros fica completa com o colorista Frank Martin, que embora não tenha sido indicado a uma categoria específica, faz parte da equipe criativa de “Absolute Batman”, que concorre a Melhor Nova Série. O quadrinho será publicado no Brasil pela Panini, ainda sem previsão definida.

Tom King é o artista mais indicado, com quatro categorias, entre elas a de Melhor Roteirista. Já Emil Ferris, Leela Corman, Bilquis Evely, Ram V, LeUyen Pham, Javier Rodriguez, Olivier Schrauwen, James Tynion IV, Gene Luen Yang, e Quentin Zuttion acumulam três indicações cada.

A cerimônia de premiação acontece no dia 25 de julho, durante a programação da San Diego Comic Con.

Confira abaixo a lista completa de categorias e indicados. As obras publicadas ou anunciadas no Brasil estão destacadas em negrito.

MELHOR CONTO

– “Anything Sinister,” de Ross Murray, em NOW #13 (Fantagraphics)
– “Day 1703,” de Chris Ware, em Smoke Signal #43 (Desert Island)
– “Spaces,” de Phil Jimenez, em DC Pride 2024 #1 (DC)
– “Water I’ve Loved: Moving Day” de Pam Wye, em MUTHA magazine
– “You Cannot Live on Bread Alone” de Kayla E., em NOW #13 (Fantagraphics)

MELHOR EDIÇÃO ÚNICA

– Abortion Pill Zine: A Community Guide to Misoprostol and Mifepristone, de Isabella Rotman, Marnie Galloway e Sage Coffey (Silver Sprocket)
– Ice Cream Man #39: “Decompression in a Wreck, Part One,” de W. Maxwell Prince e Martin Morazzo (Image Comics)
– PeePee PooPoo #1, de Caroline Cash (Silver Sprocket)
– Sunflowers, de Keezy Young (Silver Sprocket)
– Unwholesome Love, de Charles Burns (co-published with Partners and Son)
Guerra em Gaza, de Joe Sacco (Fantagraphics/Previsto para ser publicado no Brasil em julho, pela Quadrinhos na Cia.)

MELHOR SÉRIE REGULAR

O Departamento da Verdade, de James Tynion IV e Martin Simmonds (Image/Devir)
– Detective Comics: Detective Comics, by Ram V, Tom Taylor, Riccardo Federici, Stefano Raffaele, Javier Fernandez, Christian Duce, March e Mikel Janín (DC)
Quarteto Fantástico, de Ryan North, Carlos Gomez, Ivan Fiorelli e outros (Marvel/Panini Comics)
– Santos Sisters, de Greg & Fake, Graham Smith, Dave Landsberger e Marc Koprinarov (Floating World)
– Ultimate Homem-Aranha, de Jonathan Hickman e Marco Checchetto (Marvel/ Panini Comics)
– Mulher-Maravilha, de Tom King e Daniel Sampere (DC/Panini Comics)

MELHOR MINISSÉRIE

– Alan Scott: Lanterna Verde, de Tim Sheridan e Cian Tormey (DC/Panini Comics)
– Animal Pound, de Tom King e Peter Gross (BOOM! Studios/Anunciado pela Taverna do Rei)
– The Deviant, de James Tynion IV e Joshua Hixson (Image/Anunciado pela Devir)
– Helen de Wyndhorn, de Tom King, Bilquis Evely e Matheus Lopes (Dark Horse/Previsto para ser publicado em julho no Brasil, pela Suma)
– Sabores Raros, de Ram V e Filipe Andrade (BOOM! Studios/Devir)
– Zatanna: Bring Down the House, de Mariko Tamaki e Javier Rodriguez (DC)

MELHOR NOVA SÉRIE

– Absolute Batman, de Scott Snyder, Nick Dragotta e Frank Martin (DC/Anunciado pela Panini Comics)
– Absolute Mulher-Maravilha, de Kelly Thompson e Hayden Sherman (DC/Anunciado pela Panini Comics)
– Minor Arcana, de Jeff Lemire (BOOM! Studios)
– The Pedestrian, de Joey Esposito e Sean Von Gorman (Magma Comix)
– The Power Fantasy, de Kieron Gillen e Caspar Wijngaard (Image)
– Uncanny Valley, de Tony Fleecs e Dave Wachter (BOOM! Studios)

MELHOR PUBLICAÇÃO PARA CRIANÇAS DE PRÉ-ESCOLA

– Bog Myrtle, de Sid Sharp (Annick Press)
– Club Microbe, de Elise Gravel, traduzido por Montana Kane (Drawn & Quarterly)
– Hilda and Twig Hide from the Rain, de Luke Pearson (Flying Eye)
– Night Stories, de Liniers (Astra Books)
– Poetry Comics, de Grant Snider (Chronicle Books)

MELHOR PUBLICAÇÃO INFANTIL

– How It All Ends, de Emma Hunsinger (Greenwillow/HarperCollins Early Readers)
– Next Stop, de Debbie Fong (Random House Graphic/Random House Children’s Books)
– Plain Jane and the Mermaid, de Vera Brosgol (First Second/Macmillan)
– Weirdo, de Tony Weaver Jr. e Jes & Cin Wibowo (First Second/Macmillan)
– Young Hag and the Witches’ Quest, de Isabel Greenberg (Abrams Fanfare)

MELHOR PUBLICAÇÃO PARA ADOLESCENTES

– Ash’s Cabin, de Jen Wang (First Second/Macmillan)
– Big Jim and the White Boy, de David F. Walker e Marcus Kwame Anderson (Ten Speed Graphic)
– The Deep Dark, de Molly Knox Ostertag (Scholastic)
– The Gulf, de Adam de Souza (Tundra)
– Uma história de amor no Ano-Novo Lunar, de Gene Luen Yang e LeUyen Pham (First Second/Alt)
– Out of Left Field, de Jonah Newman (Andrews McMeel)

MELHOR PUBLICAÇÃO HUMORÍSTICA

– Adulthood is a Gift!, de Sarah Andersen (Andrews McMeel)
– Forces of Nature, de Edward Steed (Drawn & Quarterly)
– Kids Are Still Weird: And More Observations from Parenthood, de Jeffrey Brown (NBM)
– A Pillbug Story, de Allison Conway (Black Panel Press)
– Processing: 100 Comics That Got Me Through It, de Tara Booth (Drawn & Quarterly)

MELHOR ANTOLOGIA

– EC Cruel Universe, editado por Sierra Hahn e Matt Dryer (Oni Press)
– Godzilla’s 70th Anniversary, editado por Jake Williams e outros (IDW)
– Now: The New Comics Anthology #13, editado por Eric Reynolds (Fantagraphics)
– Peep #1, editado por Sammy Harkham e Steve Weissman (Brain Dead/Kyle Ng)
– So Buttons #14: “Life and Death,” de Jonathan Baylis e vários outros artistas (So Buttons Comix)

MELHOR PUBLICAÇÃO BASEADA EM FATOS

– Djuna, de Jon Macy (Street Noise Books)
– The Heart That Fed: A Father, a Son, and the Long Shadow of War, de Carl Sciacchitano (Gallery 13/S&S)
– The Mythmakers: The Remarkable Fellowship of C. S. Lewis & J. R. R. Tolkien, de John Hendrix (Abrams Fanfare)
– The Puerto Rican War: A Graphic History, de John Vasquez Mejias (Union Square)
– Suffrage Song: The Haunted History of Gender, Race, and Voting Rights in the U.S., de Caitlin Cass (Fantagraphics)

MELHOR TRABALHO AUTOBIOGRÁFICO

– Degrees of Separation: A Decade North of 60, de Alison McCreesh (Conundrum)
Feeding Ghosts, de Tessa Hulls (MCD/Farrar, Straus & Giroux/ Anunciado pela Quadrinhos na Cia.)
– The Field, de David Lapp (Conundrum)
– I’m So Glad We Had This Time Together: A Memoir, de Maurice Vellekoop (Pantheon)
– Something, Not Nothing: A Story of Grief and Love, de Sarah Leavitt (Arsenal Pulp Press)

MELHOR NOVO ÁLBUM

Final Cut, de Charles Burns (Pantheon/DarkSide Books)
– Uma história de amor no Ano-Novo Lunar, de Gene Luen Yang e LeUyen Pham (First Second/Alt)
– Minha Coisa Favorita é Monstro (Livro 2), de Emil Ferris (Fantagraphics/Quadrinhos na Cia.)
– Sunday, de Olivier Schrauwen (Fantagraphics)
– Victory Parade, de Leela Corman (Pantheon)

MELHOR REIMPRESSÃO DE ÁLBUM

– Breaking the Chain: The Guard Dog Story, de Patrick McDonnell (Abrams ComicArts)
– Lackadaisy, vols. 1–2, de Tracy J. Butler (Iron Circus)
– The One Hand and The Six Fingers, de Ram V, Dan Watters, Laurence Campbell e Sumit Kumar (Image)
– Rescue Party: A Graphic Anthology of COVID Lockdown, editado por Gabe Fowler (Pantheon)
– Seattle Samurai: A Cartoonist’s Perspective of the Japanese American Experience, de Kelly Goto e Sam Goto (Chin Music Press)
– UM Volume One, de buttercup (Radiator Comics)

MELHOR ADAPTAÇÃO DE OUTRA MÍDIA

– Thomas Piketty’s Capital & Ideology: A Graphic Novel Adaptation, de Clare Alot e Benjamin Adam (Abrams ComicArts)
– A vida secreta das árvores, de Peter Wohlleben, adaptado por Benjamin Flao e Fred Bernard (Greystone/Nemo)
– A Estrada, de Cormac McCarthy, adaptado por Manu Larcenet (Abrams/Pipoca & Nanquim)
– Winnie-the-Pooh, de A. A. Milne, adaptado por Travis Dandro (Drawn & Quarterly)
– The Worst Journey in the World, Volume 1: Making Our Easting Down, de Apsley Cherry-Garrard, adaptado por Sarah Airriess (Iron Circus)

MELHOR EDIÇÃO NORTE-AMERICANA DE MATERIAL INTERNACIONAL

– All Princesses Die Before Dawn, de Quentin Zuttion (Abrams ComicArts)
– The Jellyfish, de Boum, traduzido por Robin Lang e Helge Dascher (Pow Pow Press)
– Mothballs, de Sole Otero, traduzido por Andrea Rosenberg (Fantagraphics/Anunciado pela WMF Martins Fontes)
Regresso ao Éden, de Paco Roca, traduzido por Andrea Rosenberg (Fantagraphics/Devir)
– Sunday, de Olivier Schrauwen (Fantagraphics)

MELHOR EDIÇÃO NORTE-AMERICANA DE MATERIAL ASIÁTICO

– Ashita no Joe – Em Busca do Amanhã, de Asao Takamori e Tetsuya Chiba, traduzido por Asa Yonola (Kodansha/NewPOP)
– Hereditary Triangle, de Fumiya Hayashi, traduzido por Alethea e Athena Nibley (Yen Press)
– Kagurabachi, vol. 1, de Takeru Hokazono, traduzido por Camellia Nieh (VIZ Media/Panini Comics)
– Last Quarter, vol. 1, de Ai Yazawa, traduzido por Max Greenway (VIZ Media)
– Search and Destroy vol. 1, de Atsushi Kaneko, baseado na obra de Osamu Tezuka; traduzido por Ben Applegate (Fantagraphics)
– Tokyo These Days, vols. 1–3, de Taiyo Matsumoto, traduzido por Michael Arias (VIZ Media)

MELHOR COLEÇÃO DE ARQUIVO – TIRINHAS

– All In Line, de Saul Steinberg (New York Review Books)
– Frank Johnson, Secret Pioneer of American Comics, vol. 1, editado por Chris Byrne e Keith Mayerson (Fantagraphics)
– Stan Mack’s Real-Life Funnies: The Collected Conceits, Delusions, and Hijinks of New Yorkers from 1974 to 1995, de Stan Mack, editado por Gary Groth (Fantagraphics)
– Thorn: The Complete Proto-BONE Strips 1982–1986, and Other Early Drawings, de Jeff Smith (Cartoon Books)

MELHOR COLEÇÃO DE ARQUIVO – QUADRINHOS

– The Complete Web of Horror, editado por Dana Marie Andra (Fantagraphics)
– David Mazzucchelli’s Batman Year One Artist’s Edition, de Frank Miller e David Mazzucchelli, editado por Scott Dunbier (IDW)
– DC Comics Style Guide (Standards Manual)
Marcel LaBrume, de Attilio Micheluzzi (Fantagraphics/Figura)
– Wally Wood from Witzend: Complete Collection, comentários por J. David Spurlock (Vanguard)
– X-Men: The Manga Remastered, vol. 1, editado por Glenn Greenberg e outros (VIZ Media)

MELHOR ROTEIRISTA

– Tom King
Archie: The Decision (Archie); Animal Pound (BOOM! Studios/Anunciado pela Taverna do Rei); Helen de Wyndhorn (Dark Horse/Suma); Jenny Sparks, Pinguim (DC/Panini Comics) e Mulher-Maravilha (DC/Panini Comics)
– Ram V
Sabores Raros (BOOM! Studios/Devir); Dawnrunner (Dark Horse); The One Hand (Image); Monstros da Universal: O Monstro da Lagoa Negra Vive! (Image Skybound/DarkSide Books)
– Kelly Thompson
Absolute Mulher-Maravilha (DC/Panini Comics), Aves de Rapina (DC/Panini Comics); Scarlett (Image Skybound); Venom War: It’s Jeff #1 (Marvel)
– James Tynion IV
Something Is Killing the Children (BOOM! Studios/Devir), Wynd (BOOM! Studios); Blue Book, The Oddly Pedestrian Life of Christopher Chaos (Dark Horse); Spectregraph (DSTLRY); O Departamento da Verdade (Image/Devir), The Deviant (Image/Devir), WORLDTR33 (Image/Panini Comics)
– Gene Luen Yang
Uma história de amor no Ano-Novo Lunar (First Second/Alt)

MELHOR ROTEIRISTA/ARTISTA

– Charles Burns
Kommix (Fantagraphics); Final Cut (Pantheon/DarkSide Books); Unwholesome Love (co-published with Partners & Son)
– Emil Ferris
Minha Coisa Favorita É Monstro (Livro 2) (Fantagraphics/Quadrinhos na Cia.)
– Jon Macy
Djuna (Street Noise Books)
– Paco Roca
Regresso ao Éden (Fantagraphics/Devir)
– Olivier Schrauwen
Sunday (Fantagraphics)
– Maria Sweeney
Brittle Joints (Street Noise Books)

MELHOR ARTISTA/ARTE-FINALISTA

– Filipe Andrade
Sabores Raros (BOOM! Studios/Devir)
– Nick Dragotta
Absolute Batman (DC/Panini Comics)
– Bilquis Evely
Helen de Wyndhorn (Dark Horse/Suma)
– Manu Larcenet
A Estrada (Abrams ComicArts/Pipoca & Nanquim)
– Javier Rodriguez
Zatanna: Bring Down the House (DC)
– LeUyen Pham
Uma história de amor no Ano-Novo Lunar (First Second/Alt)

MELHOR ARTISTA MULTIMÍDIA (ARTE INTERNA)

– Frederic Bremaud e Federico Bertolucci
Donald Duck: Vacation Parade (Fantagraphics)
– Leela Corman
Victory Parade (Pantheon)
– Benjamin Flao
A vida secreta das árvores (Greystone/Nemo)
– Merwan
Mecânica Celeste (Magnetic Press/Comix Zone)
– Eduardo Risso
The Blood Brothers Mother (DSTLRY)
– Maria Sweeney
Brittle Joints (Street Noise Books)

MELHOR CAPISTA

– Juni Ba
The Boy Wonder (DC/Panini Comics); Godzilla Skate or Die, TMNT Nightwatcher and others (IDW)
– Evan Cagle
Dawnrunner (Dark Horse), New Gods, Detective Comics
– Bilquis Evely
Animal Pound (BOOM!/Taverna do Rei); Helen de Wyndhorn (Dark Horse/Suma)
– Tula Lotay
Helen de Wyndhorn #1, Count Crowley: Mediocre Midnight Monster Hunter #3, Dawnrunner #1, Barnstormers TPB (Dark Horse); Somna (DSTLRY/Comix Zone) e outros títulos (DSTLRY); The Horizon Experiment (Image)
– Hayden Sherman
Absolute Mulher-Maravilha (Panini Comics/DC), Batman: Dark Patterns, Superman, Ape-ril, Batman: The Brave and the Bold (DC)

MELHOR COLORISTA

– Jordie Bellaire
Absolute Mulher-Maravilha (DC/Panini Comics), Aves de Rapina (DC/Panini Comics), John Constantine, Hellblazer: Dead in America, The Nice House by the Sea (DC); The City Beneath Her Feet (DSTLRY); The Exorcism at 1600 Penn (IDW); W0rldtr33 (Image/Panini Comics); G.I. Joe, Duke (Image Skybound)
– Matheus Lopes
Batman & Robin: Year One (DC); Helen de Wyndhorn (Dark Horse/Panini Comics)
– Justin Prokowich
Jimi Hendrix: Purple Haze (Titan Comics)
– Javier Rodriguez
Zatanna: Bring Down the House (DC)
– Dave Stewart
Dawnrunner, Free Comic Book Day Comic 2024 [general], The Serpent in the Garden, Hellboy, Hellboy and the BPRD, Paranoid Gardens, Shaolin Cowboy Cruel to Be Kin Silent but Deadly Edition (Dark Horse); Ultramega (Image Skybound/Devir), Monstros da Universal: O Monstro da Lagoa Negra Vive! (Image Skybound/DarkSide Books)
– Quentin Zuttion
All Princesses Die Before Dawn (Abrams ComicArts); Beauty Salon (Europe Comics)

MELHOR LETRISTA

– Becca Carey
Absolute Superman, Absolute Mulher-Maravilha (DC/Panini Comics), Plastic Man No More! (DC); Radiant Black, Rogue Sun (Image); When the Blood Has Dried, Murder Kingdom (Mad Cave Studios)
– Leela Corman
Victory Parade (Pantheon)
– Clayton Cowles
Animal Pound (BOOM! Studios/Taverna do Rei); FML, Helen de Wyndhorn (Dark Horse/Suma); Absolute Batman (DC/Panini Comics), Batman, Batman & Robin: Year One, Aves de Rapina (DC/Panini Comics), Jenny Sparks, Mulher Maravilha (DC/Panini Comics); Strange Academy, Venom (Marvel)
– Emil Ferris
– Minha Coisa Favorita é Monstro (Livro 2) (Fantagraphics/Quadrinhos na Cia.)
– Nate Powell
Fall Through (Abrams ComicArts); Lies My Teacher Told Me (New Press)

MELHOR LIVRO RELACIONADO A QUADRINHOS

– American Comic Book Chronicles: 1945-49, de Keith Dallas, John Wells, Richard Arndt e Kurt Mitchell (TwoMorrows)
– Kate Carew: America’s First Great Woman Cartoonist, de Eddie Campbell com Christine Chambers (Fantagraphics)
– Q&A, de Adrian Tomine (Drawn & Quarterly)
– Reading Love and Rockets, de Marc Sobel (Fantagraphics)
– Tell Me a Story Where the Bad Girl Wins: The Life and Art of Barbara Shermund, de Caitlin McGurk (Fantagraphics)
– Walt Disney’s Donald Duck: The Ultimate History, editado por Daniel Kothen Schulte com texto de David Gerstein e J. B. Kaufman (TASCHEN)

MELHOR PUBLICAÇÃO SOBRE QUADRINHOS

– The Beat, editado por Heidi MacDonald e outros
– ICv2: The Business of Pop Culture, editado por Milton Griepp
– INKS, The Journal of the Comics Studies Society, editado por Susan Kirtley (Ohio State University Press)
– SOLRAD: The Online Literary Magazine for Comics, editado por Daniel Elkin (Fieldmouse Press)
– Zdarsky Comics News, editado por Allison O’Toole (Chip Zdarsky)

MELHOR TRABALHO ACADÊMICO

– Comics and Modernism: History, Form, and Culture, editado por Jonathan Najarian (University Press of Mississippi)
– Drawing (in) the Feminine: Bande Dessinée and Women,editado por Margaret C. Flinn (Ohio State University Press)
– From Gum Wrappers to Richie Rich: The Materiality of Cheap Comics, de Neale Barnholden (University Press of Mississippi)
– Petrochemical Fantasies: The Art and Energy of American Comics, de Daniel Worden (Ohio State University Press)
– Singular Sensations: A Cultural History of One-Panel Comics in the United States, de Michelle Ann Abate (Rutgers University Press)

MELHOR DESIGN DE PUBLICAÇÃO

– Bill Ward: The Fantagraphics Studio Edition, design por Kayla E. (Fantagraphics)
– Brian Bolland: Batman The Killing Joke and Other Stories & Art, Gallery Edition, design por Josh Beatman (Graphitti Designs)
– David Mazzucchelli’s Batman Year One Artist’s Edition, design por Chip Kidd (IDW)
– One Bite at a Time, design por Ryan Claytor (Elephant Eater Comics)
– Scott Pilgrim 20th Anniversary Color Hardcover Box Set, design por Patrick Crotty (Oni Press)
– Walt Disney’s Donald Duck: The Ultimate History, design por Anna-Tina Kessler (TASCHEN)

MELHOR WEBCOMIC

– The Accidental Undergrad, de Christian Giroux (Fieldmouse Press)
– Life After Life, de Joshua Barkman (False Knees)
– Motherlover, de Lindsay Ishihiro (Iron Circus)
– Practical Defence Against Piracy, de Tony Cliff
– Rigsby WI, de S. E. Case (Iron Circus)

MELHOR QUADRINHO DIGITAL

– The Beauty Salon, baseado na novela de Mario Bellatin, adaptado por Quentin Zuttion; traduzido por M. B. Valente (Europe Comics)
– Beyond the Sea, de Anaïs Flogny; traduzido por Dan Christensen (Europe Comics)
– Gonzo: Fear and Loathing in America, de Morgan Navarro; traduzido por Tom Imber (Europe Comics)
– My Journey to Her, de Yuna Hirasawa (Kodansha)
– The Spider and the Ivy, by Grégoire Carle; traduzido por M. B. Valente (Europe Comics)

Gostou da leitura? Ajude o Fora do Plástico

Você não precisa de muito para contribuir com o Fora do Plástico. A partir de R$5,00 mensais, ou seja, um cafezinho, você já está nos ajudando a manter o Fora Plástico.
Quero Apoiar
Carrinho atualizado
PUBLICIDADE