27 fevereiro 2023

Cais do Porto

Por Fora do Plástico

De Brendda Maria
60 páginas
Independente | 2019

Simples, mas sensível e delicada, a história de Cais do Porto da quadrinista Brendda Maria nos envolve em uma trama de encontros. Em um ponto de ônibus, as amigas Clara e Gi se esbarram, após muito tempo sem manter contato. Para colocar os assuntos em dias, as duas pegam um ônibus com destino ao bairro Cais do Porto, em Fortaleza.

O roteiro de Brendda é dinâmico, ao focar no diálogo das amigas para trazer os acontecimentos da trama. A autora passa por temas da vida de jovens mulheres como relacionamentos, família, trabalho, tudo por meio da conversa de suas protagonistas. Porém, mesmo com a inserção de alguns termos regionais do sotaque cearense, alguns diálogos parecem truncados para uma conversa cotidiana. Embora no início da HQ estivéssemos esperando um clímax ou virada na trama, é notável com o decorrer da história que esse não é o objetivo do quadrinho. Esta é uma história sobre cotidiano.

O grande destaque da HQ está na arte delicada de Brendda e também nas cores que focam nos tons de rosa e roxo para transmitir ao leitor o clima de fim de tarde na capital cearense.

Cais do Porto é uma obra para uma leitura rápida e relaxante. Brendda é uma iniciante nos roteiros, mas já demonstra que devemos ficar de olho em suas próximas produções.

Não perca nada

Siga nossas redes

Carrinho atualizado