31 agosto 2022

Fessora

Por Fora do Plástico

De Aline Lemos
80 páginas
Independente | 2021

A partir de um testemunho pessoal, Aline Lemos relata, em Fessora, o cotidiano de uma professora de Ensino Fundamental, da rede pública. A quadrinista usa o humor e as experiências em sala de aula para entregar, além de uma HQ divertida, a sua própria visão sobre o ato de ensinar.

Marcadas por desafios e descobertas, as primeiras experiências de Aline lecionando para turmas de pré-adolescentes são gostosas de acompanhar. A autora consegue transmitir claramente seus sentimentos diante do leitor, mesmo em histórias curtas e episódicas. Ao mesmo tempo, esses episódios parecem deixar algumas pontas no ar e quebras que parecem um abruptas, com situações interrompidas, mas que gostaríamos muito de ver um desfecho.

Aline aborda temas diversos com seus alunos e, de quebra, o leitor aprende junto. Aprende também sobre o desafio de ensinar, apesar da precarização da educação e percebe que além da figura profissional da “fessora”, existe uma pessoa. É como se passássemos um pouquinho de tempo com a autora, suas memórias e seus sentimentos daquele período.

 

Na arte, é impossível não lembrar de Marjane Satrapi e Zeina Abirached. Assim como essas autoras, Aline Lemos usa traços mais grossos, destacando as figuras e usando o contraste entre preto e branco para dar forma aos personagens e cenários.

Com aura de diário, Fessora é uma leitura agradável, que pode ser ainda mais especial para aqueles que compartilham dessa profissão. Aline é muito sincera em seu relato e nos faz, mesmo que por um tempinho, voltar à sala de aula.

Não perca nada

Siga nossas redes

Carrinho atualizado