
Para celebrar a vinda do quadrinista e pesquisador francês Benoît Peeters ao Brasil neste mês, a QS Comics e o Observatório de Histórias em Quadrinhos da Escola de Comunicação da USP lançam o livro “Histórias em Quadrinhos: A Nova Arte”.
A obra está sendo distribuída gratuitamente e reúne dois textos do autor: “Uma arte nova” e “A genialidade da banda desenhada”. Os participantes dos eventos em que o autor estará presente no Brasil vão receber o livro impresso, já para quem não puder comparecer presencialmente, a obra pode ser baixada em ebook. O trabalho tem autorização tanto do autor quanto da editora para a distribuição.
A agenda de Benoît passa por universidades brasileiras e vai até o dia 25 deste mês. Confira a agenda do autor:
📅 13 de agosto – Aula na UFRJ, Campus Praia Vermelha, Auditório CPM;
📅 19 e 21 de agosto – Participação nas Jornadas Internacionais de Histórias em Quadrinhos da USP;
📅 25 de agosto – Conferência na UnB, em Brasília.
Autor da celebrada série “Cidades Obscuras”, feita ao lado de François Schuiten, Peeters terá outra publicação no Brasil ainda este ano. “Rever Paris”, feita também em parceria com Schuiten, que chega ao país pela QS Comics.
Esta é a segunda passagem do autor por terras brasileiras. A primeira foi em 1997 durante a 3ª Bienal Internacional de Quadrinhos, em Belo Horizonte. Evento que deu origem ao FIQ. No ramo das pesquisas, um de seus objetos de estudos mais importantes é o personagem Tintim, de Hergé. Sobre o icônico personagem, ele escreveu livros como “Le monde d’Hergé” (O Mundo de Hergé, em tradução livre), uma biografia do quadrinista belga, e “Hergé, Fils de Tintin” (Hergé, filho de Tintim, em tradução livre).