QS Comics lança Benoît Peeters e François Schuiten pela primeira vez no Brasil

17 fevereiro 2025
Por Fora do Plástico


A colaboração entre Benoît Peeters e François Schuiten finalmente deixará de ser inédita no Brasil. A QS Comics publicará em 2025 o álbum “Rever Paris” da dupla. A edição brasileira será o integral da obra, que reúne os dois volumes originais publicados na França Revoir Paris (2014) e La Nuit des Constellations (2016) pela Casterman.

Conhecidos por seu trabalho na série “Cidades Obscuras”, Peeters e Schuiten propõem uma redescoberta de Paris. Na história, a jovem Kârinh nasceu na Arca, uma colônia espacial que cortou todos os laços com seu planeta de origem. Ela sempre sonhou com essa Terra, para ela tão distante, e particularmente, com Paris. Por isso, a moça aceita sem hesitar a missão de pilotar sozinha a nave que transporta cerca de quinze corpos em hibernação até lá. Kârinh recriou para si a Cidade Luz com base em imagens tão frágeis quanto contraditórias… No entanto, ao alcançar seu destino, Paris lhe revelará surpresas inesperadas.

PUBLICIDADE

“Hoje, Paris é uma cidade de fantasia, um objeto de desejo. Os japoneses que vêm para cá às vezes sofrem um choque entre a realidade cotidiana que descobrem (barulho, sujeira, etc.) e o que imaginavam. Seguimos esse fio de Ariadne até o fim para chegar a uma cidade projetada exclusivamente para o turismo global, criando um espaço higienizado, esvaziado de seus habitantes, sob vidro, sem marcas comerciais”, esclareceu François Schuitten, em uma entrevista ao jornal francês Le Télégramme. Assim, “Rever Paris” se configura como uma antecipação do futuro da capital francesa, uma cidade de paisagens sob vidro, sem vida real, sem parisienses, ao mesmo tempo em que a dupla de autores faz uma reflexão sobre seu presente.

Foto: Isabelle Franciosa

Entre novembro de 2014 e março de 2015, o quadrinho se tornou parte de uma exposição que levou seu nome. Realizada na Cité de l’architecture et du patrimoine, a mostra apresentou um conjunto de representações utópicas antigas ou recentes de Paris (desenhos, pinturas, modelos) ao lado das muitas imagens da capital francesa feitas por François Schuiten em “Rever Paris”.

Gostou da leitura? Ajude o Fora do Plástico

Você não precisa de muito para contribuir com o Fora do Plástico. A partir de R$5,00 mensais, ou seja, um cafezinho, você já está nos ajudando a manter o Fora Plástico.
Quero Apoiar
Carrinho atualizado
PUBLICIDADE