26 dezembro 2022

Bendaora – Vol. 1 e 2

Por Fora do Plástico

De Raoni Marqs
264 páginas (volume 1) e 272 páginas (volume 2)
JBC | 2022

Não é à toa que Raoni Marqs é um dos principais autores brasileiros, quando o assunto é explorar a linguagem e os elementos dos quadrinhos japoneses. Suas histórias têm um estilo cativante, capaz de sugar o leitor para aquele mundo, e o trabalho da editora JBC, ao compilar todas suas publicações em dois livros, é um registro desse talento do autor.

Publicadas entre 2014 e 2020, as oito histórias vistas em Bendaora misturam ficção científica, esporte e muitas referências japonesas, entre anime, mangá e games. Todas “conduzidas” com muito humor e um domínio narrativo capaz de te envolver do início ao fim. Dentre elas, as mais marcantes na nossa visão são Mr. Luvas, Tenkamusou e Nori. Curiosamente, Mr.Luvas e Tenkamusou têm o esporte como um elemento em comum.

 

No entanto, a semelhança para por aí. Isso porque todas as histórias da antologia são independentes, sem qualquer continuidade entre si. Raoni até brinca com seus universos, inserindo easter eggs de uma história em outra, mas não passa disso. A edição da JBC também conta com extras que trazem uma breve explicação do processo de criação dos títulos e também uma galeria de capas, de quando as obras foram publicadas de forma independente.

Bendaora é uma viagem inusitada e criativa. É daquelas obras sem pretensão, mas, justamente por isso, conquista o leitor. Aqui, é a diversão que fala mais alto.

Não perca nada

Siga nossas redes

Carrinho atualizado