11 setembro 2022

Juquinha – O Solitário Acidente da Matéria

Por Fora do Plástico

De Max Andrade
256 páginas

Draco | 2021

Juquinha – O Solitário Acidente da Matéria, de Max Andrade, é uma leitura tão divertida quanto reflexiva. O autor faz, por meio desse cativante personagem uma visita sincera à sua própria maneira de enxergar o mundo. Inicialmente lançadas online, as tirinhas de Juquinha foram compiladas nesta edição impressa em que é possível acompanhar toda a história do personagem. Após se declarar para a menina de olhos verdes da sala ao lado, ser rejeitado, e nada sair como o esperado, o protagonista decide se isolar do mundo, em seu quarto. É a partir daí que Juquinha faz uma viagem para dentro de si mesmo.

Mesmo com uma roupagem bem-humorada e cheia de referências a mangás, cultura pop e ao próprio meio dos quadrinhos, a HQ tem uma camada muito interessante em que aborda questões existenciais e o autoconhecimento. A quebra da quarta parede e as experimentações gráficas (mais uma vez lotadas de referências) são ótimas e se encaixam bem na narrativa, como parte da imersão de Juquinha naquilo que ele é e naquilo que ele significa.

Max Andrade fez um belo trabalho na arte, diversificando seu traço e trazendo também menções às suas obras anteriores. A HQ é, em sua maioria, em preto e branco, mas possui alguns pontos de cor, com colagens, fotografias e páginas que brincam com o leitor ao inserir, por exemplo, QR Codes que direcionam para vídeos no YouTube.

Juquinha é uma experiência que já marcou muita gente, à medida que Max ia publicando as tiras. E ver o poder que Juquinha tem de expressar os seus, os nossos sentimento, é, como o próprio personagem diria, muito fera. Uma história redondinha, leve e que não deixa de lado sua missão acolhedora.

Não perca nada

Siga nossas redes

Carrinho atualizado