8 setembro 2022

Aurélia Precisa Pagar o Aluguel

Por Fora do Plástico

De Diego Sanchez
240 páginas
Mino | 2021

Com uma história que não tem grandes reviravoltas ou um clímax impressionante, Aurélia Precisa Pagar o Aluguel traz uma reflexão sincera sobre os dilemas da juventude moderna. É como se Diego Sanchez conseguisse sintetizar as trivialidades e “absurdos” do início da vida adulta, nos dias de hoje.

Aurélia está em meio a uma crise emocional e financeira, após seu quarto acidentalmente pegar fogo e ela ser “expulsa” da república onde vivia. Esse fato é o ponto de partida para Diego abordar os desafios de manter a sanidade no processo de amadurecimento. Além de Aurélia, seus amigos e outros personagens que a cercam também são abordados na trama, mesmo que sem muita profundidade. É uma maneira de Diego trazer diferentes recortes da juventude e também dilemas diversos. Em Aurélia Precisa Pagar o Aluguel ninguém está bem.

O gibi é hábil ao abordar a saúde mental, as desilusões do mercado de trabalho e a ansiedade provocada pela sociedade de consumo e as redes sociais. Embora seja muito potente nesse sentido, pode ser que Aurélia Precisa Pagar o Aluguel não conquiste todos os leitores, principalmente por trazer de maneira ácida um recorte geracional. Para quem está vivendo os seus “vinte e poucos” como a própria Aurélia, a HQ é uma boa pedida.

A arte segue o estilo dos demais trabalhos de Diego Sanchez, com traços que focam no minimalismo para trazer as expressões dos personagens. A diagramação também colabora para a fluidez da trama.

Publicado pela editora Mino, Aurélia Precisa Pagar o Aluguel conseguiu gerar uma conexão conosco. O quadrinho não deixa de lado seus traços mais críticos para humanizar as relações entre seus personagens. Como dissemos, pode ser uma HQ que se associe mais aos leitores mais jovens, que sentem na pele, hoje, os dilemas de Aurélia e dos demais personagens. Mas é inegável que Diego Sanchez produz uma obra que sabe usar os próprios detalhes da trama para falar sobre o mundo contemporâneo.

Não perca nada

Siga nossas redes

Carrinho atualizado