13 setembro 2022

As Crônicas da Era do Gelo, Vol. 1

Por Fora do Plástico

De Jiro Taniguchi
276 páginas
Pipoca & Nanquim | 2021
Tradução: Drik Sada

As Crônicas da Era do Gelo, de Jiro Taniguchi, é uma interessante história de ficção científica pós-apocalíptica. Na trama, que é dividida em dois volumes, o planeta vive uma nova Era do Gelo, que mudou completamente a configuração das nações, com a população que restou lutando pela sobrevivência. Sem grandes momentos, a primeira parte do enredo tem a clara missão de nos introduzir nesse universo e principalmente nos conduzir, como se fossem preliminares, ao grande plot que deve acontecer no segundo volume.

Apesar das coisas acontecerem devagar no quadrinho, a leitura é rápida. E apenas depois da metade da história, ela finalmente nos fisgou. Isso se deve, talvez, por não criarmos uma empatia com o protagonista, pelo menos durante este volume. Outro ponto também que atrapalhou nosso envolvimento foi o início sem muitas explicações. Sentimos o roteiro um pouco jogado, com algumas cenas aleatórias.

Claramente temos aqui uma obra que, mesmo criada em 1988, ainda hoje é relevante em sua abordagem. Afinal, Taniguchi aproveita o sci-fi para trazer uma discussão sobre a preservação do meio ambiente e de como o mau uso do homem pode afetar o clima.

Sem dúvidas, os melhores momentos foram as cenas de escaladas. São ótimas páginas de ação, que brilham pela narrativa gráfica e os desenhos detalhados do mangaká. Inclusive, é importante ressaltar o quão bonito é o visual do mangá. As ilustrações das paisagens e estruturas tecnológicas são ricas e trazem um charme a mais para a trama.

Por fim, temos uma primeira parte boa e, apesar do desenvolvimento que deixa a desejar, o saldo final é positivo, até pela esperança criada após o cliffhanger que encerra o primeiro volume.

Não perca nada

Siga nossas redes

Carrinho atualizado