10 setembro 2022

As Crônicas da Era do Gelo, Vol. 2

Por Fora do Plástico

De Jiro Taniguchi
312 páginas
Pipoca & Nanquim | 2021
Tradução: Drik Sada

Mesmo com ilustrações maravilhosas e uma abordagem que traz discussões relevantes sobre o mau uso do meio ambiente, As Crônicas da Era do Gelo, de Jiro Taniguchi, é uma obra que nos deixou um sentimento agridoce em seu final. Após um primeiro volume com desenvolvimento lento e que pecou também no roteiro um pouco jogado, a continuação da história, narrativamente, é desequilibrada. Com uma montagem, talvez, mal planejada. As tramas são apresentadas de maneira rápida demais e a introdução de elementos que já vimos em outras obras do gênero, como Akira, não funcionou.

A humanidade segue lutando pela sobrevivência em um ambiente hostil, enfrentando absurdas situações climáticas e perigosas novas espécies de animais. Apesar dos apontamentos sobre o primeiro livro, tudo caminhava razoavelmente bem. No entanto, Taniguchi inseriu às pressas uma série de elementos nesta edição que tornou a obra mais confusa. Sabemos que o roteiro do autor foi afetado devido aos problemas que ele enfrentou com o fechamento da publicação, por causa do encurtamento do mangá. Porém, não podemos deixar de comentar que isso prejudicou a conclusão da trama.

A arte é de Taniguchi é deslumbrante e o mangá traz bons momentos de reflexão, principalmente, no primeiro volume. Entretanto, esta foi uma experiência aquém do que imaginávamos, principalmente considerando o impacto visual inicial e a potência da premissa.

Não perca nada

Siga nossas redes

Carrinho atualizado