26 janeiro 2023

Afeto

Por Fora do Plástico

De Natália Sierpinski e  Vivi Melancia
96 páginas
Outside.co| 2022

Afeto nos apresenta um conto de amadurecimento focado em uma garotinha e como ela lida com o ambiente machista e preconceituoso de sua nova escola. Com roteiros da estreante Natália Sierpinski e desenhos de Vivi Melancia, a HQ é um drama que reflete sobre a educação que desejamos.

Entre uma e outra atividade, a novata Maria busca se enturmar com os colegas de escola, mas acaba se esbarrando nos desafios por ser menina. As situações que a protagonista passa dentro daquele ainda são muito comuns nos dias de hoje. E é este debate que a HQ propõe: discutir a importância dos educadores na quebra desses ciclos, no desenvolvimento do aluno.

No geral, Afeto traz uma trama simples e, mesmo com final previsível, é uma história bem contada. A forma como as autoras tangenciam questões de gênero e raciais, com o intuito de entender como determinadas atitudes tóxicas se manifestam no dia a dia, funciona muito bem. Afinal, Afeto escancara que boa parte daquilo que somos vem daqueles que nos formaram.

As ilustrações aquareladas de Vivi Melancia trazem um tom fofo para o quadrinho. Um tom que contrapõe as temáticas densas abordadas pela obra e dá um ar mais juvenil a ela.

Afeto expõe temas importantes e mostra o quanto o ambiente escolar é fundamental para combater determinadas condutas. Uma leitura recomendada para todas as idades.

Não perca nada

Siga nossas redes

Carrinho atualizado