A Princesa do Castelo Sem Fim

28 outubro 2024

De Shintaro Kago
284 páginas
Pipoca & Nanquim | 2024
Tradução: Drik Sada

É preciso embarcar na loucura proposta por Shintaro Kago para desfrutar de seu A Princesa do Castelo Sem Fim, mas não seria diferente dado aquilo que o mangaká já apresentou em obras anteriores. O lendário Oda Nobunaga, figura central da história do Japão no século XVI, é emboscado por um de seus vassalos mais próximos, Akechi Mitsuhide. Nesse momento, a realidade se divide em duas: em uma das versões Nobunaga é morto e na outra ele sobrevive e derrota o traidor. Esses universos distintos são representados na forma de castelos que mais parecem arranha-céus, cuja dinâmica é regida por regras, no mínimo, curiosas.

O leitor acompanha, muitas vezes na mesma página, essas realidades coexistirem em suas semelhanças e divergências. Tudo se torna cada vez mais bizarro quando a Princesa Nou, viúva de Nobunaga em um dos mundos, decide começar uma rebelião contra o homem que traiu seu marido. Esse é um prato cheio para que Kago crie situações e cenas grotescas, que mesclam também erotismo aos conceitos do multiverso que desenvolveu.

O mangaká usa recursos dos quadrinhos para criar as simetrias entre mundos e brincar com elas também, em um dos pontos altos do mangá. Há ainda debates sociais e questões históricas do Japão diluídas em meio a pessoas duplicadas e castelos que se fundem e crescem vertiginosamente. Além da história principal, que dá nome ao mangá, a edição reúne o conto As Doze Irmãs do Castelo Sem Fim, menos impactante ou inventiva, embora ambientada nesse mesmo Japão surreal dos castelos.

A arte de Shintaro Kago é curiosamente elegante e grotesca, com traços finos e um apreço por cenas excêntricas. É preciso lembrar que o erotismo é também uma marca de seu trabalho, por isso há uma abundância de cenas de nudez e situações sexuais.

Publicado pela Pipoca & Nanquim, A Princesa do Castelo Sem Fim pode ser uma leitura incômoda para alguns, mas apesar da insanidade de algumas situações, tem uma dinâmica inventiva, capaz de cativar os leitores.

Gostou da leitura? Ajude o Fora do Plástico

Você não precisa de muito para contribuir com o Fora do Plástico. A partir de R$5,00 mensais, ou seja, um cafezinho, você já está nos ajudando a manter o Fora Plástico.
Quero Apoiar
Carrinho atualizado