13 janeiro 2024

A Coleta

Por Fora do Plástico

De Pedro Vó
112 páginas
Conrad | 2023

A sensibilidade guia A Coleta, novo quadrinho de Pedro Vó. Ela está em cada detalhe do desenvolvimento, mas sobretudo no olhar do próprio quadrinista para seus personagens. Na HQ conhecemos Bispo, Litz e Maura, três catadores de material reciclável em São Paulo. Através de suas histórias de vida, compreendemos mais sobre a realidade desses trabalhadores e sobre a situação brasileira quando o assunto é reciclagem e sustentabilidade.

Com forte tom documental, A Coleta acompanha separadamente a rotina de cada um dos personagens. Compreendemos o trabalho com os resíduos e seus desafios, por meio dos depoimentos dos catadores. Ou seja, há um grande tema que paira sobre toda a obra, mas Bispo, Maura e Litz têm suas particularidades, suas trajetórias pessoais e nada disso é reduzido. Muito pelo contrário, Pedro Vó respeita seus trejeitos, a maneira como se expressam, seus fluxos de pensamento. Observamos tudo isso a partir da figura do próprio Pedro, já que em momento algum ele aparece nas páginas da HQ, mas o tempo todo os personagens quebram a quarta parede e conversam com o leitor, como se estivessem se reportando ao quadrinista.

O quadrinho tem um potencial transformador primeiro pela importância da temática como um todo, depois pela abordagem. É impossível não se sensibilizar com os relatos sobre o preconceito ou sobre como o trabalho dos catadores, apesar de essencial, ainda é tão precarizado, tão desvalorizado socialmente. Porém nunca faltou luta, é o que essas três histórias deixam evidente.

A arte traz linhas simples, com ótimas composições. Em algumas páginas, Pedro ousa mais e elimina as fronteiras dos quadros e usa a página toda para criar painéis onde a história se desdobra, algo que ele já havia apresentado, e muito bem, em Orbital.

Publicado pela Conrad, A Coleta entra para a lista de belos exemplares do jornalismo em quadrinhos brasileiro. Pedro Vó nos coloca frente a frente com realidades distintas da nossa, em uma obra que é palco para seus protagonistas. Pelo menos nas páginas desse quadrinho, Bispo, Litz e Maura têm a importância que lhes é devida.

Não perca nada

Siga nossas redes

Carrinho atualizado