Orbital

12 maio 2022

De Pedro Vó
108 páginas
Balão Editorial | 2022

Em Orbital, Pedro Vó faz uma autobiografia sincera, em que não se poupa de críticas ao se olhar de longe, mas ao mesmo tempo de dentro. O resultado é um quadrinho que às vezes soa como um ensaio, mas é um retrato contundente sobre a maneira como a modernidade e a nossa percepção de tempo afetam a saúde mental.

Lidando com o trabalho em uma agência de publicidade durante o dia e a faculdade durante a noite, Pedro relata sua rotina do ano de 2018, quando percebeu que algo não estava bem consigo e passou a fazer terapia. A maneira como o autor aborda tanto as trivialidades do cotidiano como cenas de maior tensão é criativa, com painéis que mesclam elementos e cenas, sem requadros.

A narrativa é também um destaque, afinal, essa proposta fluida na arte confere ao quadrinho a ideia de que estamos seguindo um fluxo ao lado do autor. Da passagem do tempo, às mudanças de ambiente: sabemos muito mais pela arte do que pelo texto, que é bem econômico aqui. Apesar de nem sempre as proporções (principalmente dos personagens) serem mantidas, há ótimas cenas com ângulos diversos.

Em órbita ao lado do autor, somos embalados por sua história e até nos projetamos nela. Há uma identificação automática, quando se lembra dessa fase transitória na qual é necessário “virar adulto de verdade” em um mundo acelerado.

Publicado pela Balão Editorial, Orbital consegue, com sua proposta de uma narrativa etérea, rompendo margens tradicionais dos quadrinhos, ser uma leitura tocante e altamente relacionável. Estamos vendo a história do outro, mas é impossível não pensar em nós mesmos.

Gostou da leitura? Ajude o Fora do Plástico

Você não precisa de muito para contribuir com o Fora do Plástico. A partir de R$5,00 mensais, ou seja, um cafezinho, você já está nos ajudando a manter o Fora Plástico.
Quero Apoiar
Carrinho atualizado