De Guilherme de Sousa
88 páginas
Independente | 2024
É muito bom poder revisitar Tito, Guto e Luci. O trio de crianças que conquistou leitores com Trabalho de História, retorna para mais uma aventura escolar, pelas mãos de Guilherme de Sousa. Com uma nova missão para a turma de protagonistas, Trabalho de Ciências repete a fórmula de sucesso do primeiro volume ao retomar a nostalgia dos anos 1980, aliadas a referências populares. O resultado é uma leitura gostosa, para todas as idades.
O ano é 1986, o Cometa Halley está prestes a passar pela Terra. Nada poderia combinar melhor com um trabalho de ciências, certo? Porém, Luci, Guto e Tito se veem mais uma vez com o risco da famigerada nota zero. Então, eles decidem criar um plano que envolve o cometa e, de praxe, situações muito perigosas para um grupo de crianças.
Mesmo que seja uma sequência, essa é uma história completamente independente da anterior. Inclusive, os temas são outros. Trabalho de Ciências abusa do humor, mas também acrescenta tópicos (e personagens) importantes, além de uma carga dramática mais intensa, ao apresentar a mãe de Guto.
Há ótimos momentos, cenas super divertidas, e a construção de uma identidade muito clara dessa sequência de quadrinhos que tem tudo para render outras boas aventuras. É inevitável dizer que Trabalho de História nos encantou mais, como um todo. No entanto, é preciso compreender que, enquanto a primeira tinha o caráter de novidade, esse segundo volume parece ter como proposta manter o tom e preparar o caminho para o futuro.
A arte de Guilherme de Sousa se encaixa muito bem com toda a proposta. Às vezes é possível sentir até ares de Turma da Mônica, com o estilo cartunesco e sempre muito expressivo.
Publicado de forma independente, Trabalho de Ciências não irá decepcionar quem já teve contato com esses personagens e suas aventuras. Ao mesmo tempo, também é um ótimo ponto de partida. Em qualquer idade, histórias como essa atingem um lugar especial dentro de nós. É impossível não torcer para que o trio volte com outras disciplinas (e trabalhos inacabados).