Como Paulo Freire foi de educador para “doutrinador” nas correntes de redes sociais é o que a jornalista e quadrinista busca traçar em “Pedagogia da Desinformação”, novo quadrinho da seção HQ de Fato, da Revista O Grito!
A reportagem em quadrinhos foi publicada nesta quinta-feira (18), dia em que Paulo Freire faria 103 anos, e reflete como o método de aprendizagem desenvolvido por ele pode ser efetivo no combate à circulação das famosas “fake news”, das quais o próprio educador vem sendo alvo, nos últimos anos.
“Pedagogia da Desinformação” faz parte de uma série de reportagens em quadrinhos chamada “Quer Que Eu Desenhe?“, destinada a combater a desinformação na cultura, arte e sociedade. Também fez parte da série a HQ “Kit Drogas: Redução de Danos na Mira da Extrema Direita”, de Carol Ito. Ambas as obras estão disponíveis para leitura gratuita no site da Revista O Grito!, assim como outros quadrinhos da HQ de Fato.
Criada em 2022, a seção é uma das iniciativas voltadas aos quadrinhos da Revista O Grito!. Além das reportagens em quadrinhos publicadas online, há também uma edição impressa que reúne “Luto é um lugar que não se vê”, de , e “O Novo Sempre Vem”, de Carol Ito, publicada pela Conrad Editora no selo HQ Para Todos.