A Brasa Editora inaugura na sexta-feira (21), em Porto Alegre, sua primeira loja física. Mais do que um espaço para comercializar as HQs da editora, o espaço abrigará outros títulos diversos e atuará como livraria, mesclando quadrinhos à literatura. “Embora nossa vocação seja o quadrinho, não trataremos a literatura como um nicho, assim como fazem as livrarias, que confinam os quadrinhos a uma sessão onde tudo fica embolado. Quadrinhos e literatura ocuparão as mesmas prateleiras lado a lado, pois acreditamos que nossos clientes sejam leitores de ambas as linguagens”, explica Lobo, editor da Brasa.
A criação da loja é um desejo antigo de Lobo e de Samanzuca, que faziam todo o operacional da Brasa em seu próprio apartamento, desde 2021, quando foi criada. Para tocar a operação da Loja da Brasa, a editora se associou ao cartunista Rodrigo Geraldi, ao cozinheiro e livreiro Tiago Cunha e à escritora e ativista Monique Prada. Juntos, eles irão transformar o imóvel na Cidade Baixa, em um espaço multifacetado, que além de livraria/gibiteria, funcionará como café, restaurante e espaço para lançamentos de livros e bate-papos. A escolha do bairro é proposital, por ser uma região onde circulam as mais diferentes tribos da cidade e a vida cultural fervilha.
A enchente que tomou Porto Alegre atrapalhou os planos do grupo, já que a mudança para o novo espaço seria feita no sábado em que as águas subiram em vários bairros da cidade. Tanto a residência do casal quanto a loja ficaram ilhadas. “Nem tudo vai sair como a gente queria, muitas coisas vão se ajeitar com o tempo”, diz Samanzuca, com a certeza de que a inauguração da nova sede é também um ato de esperança, quando a comunidade de quadrinhos do Rio Grande do Sul busca se reerguer.
O evento de inauguração acontece a partir das 18h de sexta (21), na Rua José do Patrocínio, 611, Cidade Baixa – Porto Alegre (RS). A entrada é gratuita.