31 agosto 2022

Zona de Crise

Por Fora do Plástico

De Simon Hanselmann
296 páginas
Veneta | 2022

Tradução: Diego Gerlach

A Pandemia de COVID-19 segue afetando nossa rotina, mas foi em 2020 que ela mudou o mundo e a vida das pessoas para sempre. Publicada em formato de tiras diárias no Instagram, durante o primeiro ano de pandemia, Zona de Crise, de Simon Hanselmann, é uma aventura maluca, terrivelmente engraçada, sobre esse momento deprimente recente. Apesar de sua habitual distorção da realidade, Hanselmann captura bem o espírito e o clima de terror que assolou a sociedade.

Na HQ, testemunhamos a jornada de Megg, Mogg, Coruja e Lobisomem Jones para sobreviver à COVID-19. Ao mesmo tempo em que o autor mostra, de forma bem exagerada, os personagens lidando com os medos que envolvem a situação, ele aborda de forma mais sutil os problemas emocionais. Essa é uma característica forte nos trabalhos de Simon: usar do absurdo e da irreverência para atingir os leitores com assuntos sérios. No entanto, como de costume, ele também não deixa de tirar sarro de tudo e todos, ridicularizando comportamentos da sociedade.

Mesmo que os personagens já tenham aparecido em “Mau Caminho”, quadrinho anterior do autor publicado no Brasil, o conhecimento prévio do “universo Hanselmann” não é necessário para a leitura, mas, é claro, melhora a experiência. Assim como nos demais quadrinhos protagonizados por esses personagens, o quadrinista usa um estilo cartunesco na arte, que soma para o tom cômico da obra.

Zona de Crise é a melhor representação do que foi o início da pandemia. Uma viagem angustiante, através de uma realidade ficcional, sobre um momento extremamente real. Perturbador, engraçado e provocativo, Zona de Crise é um caos total, no melhor dos sentidos.

Não perca nada

Siga nossas redes

Carrinho atualizado