De Isaac Santos
156 páginas
Skript | 2023
Yasuke é uma figura histórica japonesa. Um imigrante africano do século XVI que foi para o Japão como servo de comerciantes e em pouco tempo alcançou o posto de samurai, o primeiro negro da história. Baseado neste personagem real, a HQ de Isaac Santos (que leva o nome do guerreiro) reconta essa trajetória incomum, que definitivamente não pode desaparecer.
Embora carregue o status de samurai lendário, não há muitos detalhes sobre sua existência. Assim, Isaac teve a liberdade de criar a sua própria versão do mito Yasuke, mantendo o contexto histórico e partes de sua vida que foram registradas. A principal delas é a relação com Oda Nobunaga, um poderoso senhor feudal que tentou unificar o Japão.
É neste ponto da história que Isaac foca seu quadrinho: a relação de amizade entre os dois personagens. Do alvoroço que causou quando foi visto pela primeira vez por Nobunaga à sua ascensão à elite samurai.
A visão do autor é bastante convincente, trazendo uma construção do personagem muito bem feita. É interessante ver Yasuke lidando com sua origem africana, lealdade e a honra samurai. No entanto, a HQ sofre um pouco com o ritmo e a estrutura narrativa. Talvez, pelo espaço que o autor teve para contar suas ideias ou pela falta de mais registros reais. Na nossa visão, alguns arcos vistos aqui ficam subdesenvolvidos o que acabou comprometendo o ritmo de leitura.
De tudo o que envolve a publicação, o que mais chamou nossa atenção foi a estética da obra. As ilustrações e cores de Isaac Santos reforçam a beleza desta “representação histórica”, com contornos e detalhes estéticos que dão nuances ao personagem.
Publicado pela Skript, o quadrinho supera seus problemas na narrativa com uma aventura convincente e visualmente bonita. Yasuke é uma figura que não pode ser esquecida pela história, que merece ser lembrado ao lado dos grandes samurais, e é exatamente essa a preocupação de Isaac.