A 7ª edição do Prêmio ABERST de Literatura, da Associação Brasileira dos Escritores de Romance Policial, Suspense e Terror, divulgou sua lista de indicados às 11 categorias da premiação, entre elas quadrinhos. Criado em 2018, o prêmio é centrado nos gêneros compreendidos pela Associação, ou seja, suspense, terror e policial. Confira os indicados na categoria quadrinho:
“A Besta”, de Cristal Moura e Leander Moura (Escribas Editora)
Um misterioso homem é acolhido por um circo de Parnamirim, no Rio Grande do Norte. Porém, ele guarda um segredo sombrio que vem à tona numa exibição que acontece em noite de lua cheia.
“Cálculo Renal”, de Raphael Fernandes e Danilo Dias (Draco)
Em 1988, dois policiais da Capital descem a Estrada Velha de Santos para investigar o desaparecimento de um centenário delegado da região portuária e suas filhas. O veterano aposentado é famoso por ter ajudado a desvendar os Crimes da Mala, que aconteceram em 1908 e 1928. No caminho, eles quase atropelam um homem misterioso que andava apavorado no meio da estrada, durante uma noite de tempestade. Trata-se de Augusto Macário, um caçador de relíquias que sofre com uma pedra no rim que dói diante da proximidade com o mal inominável. O que ninguém imagina é que o caso vai além da compreensão humana e tem relações com o lendário livro maldito Necronomicon, conhecido por destruir a mente e o espírito de quem o lê.
“O Fantasma da Ópera em São Paulo”, de Larissa Palmieri e Al Stefano (Zapata Edições)
Livremente inspirado no livro de Gaston Leroux, a HQ traz os personagens do clássico francês para a Semana de Arte Moderna de 1922, no Teatro Municipal de São Paulo, com uma ambientação diferenciada. A história traz a trágica relação entre uma faxineira que sonha ser solista, um mimado filho da elite paulistana e uma estranha assombração dentro do Theatro Municipal. Com a presença de figurantes famosos da época, repensados para o contexto da obra.
Ainda foram citados, em destaque, “As Confissões da Bahia”, de Alexey Dodsworth, Cristina Lasaitis e vários artistas, e em menção honrosa, “Orixás – O Monstro do Vale”, de Alex Mir e vários artistas.
A divulgação dos ganhadores será feita nos próximos meses, em cerimônia a ser realizada em data e horário a serem divulgados.