25 abril 2023

Viagem em Volta de Uma Ervilha

Por Fora do Plástico

De Deborah Salles e Sofia Nestrovski
112 páginas
Veneta | 2019

Sensível e experimental, Viagem em Volta de Uma Ervilha é uma boa surpresa entre as publicações da editora Veneta em 2019. Deborah Salles e Sofia Nestrovski nos levam em uma viagem intimista, por um roteiro que não possui amarras tradicionais. Nas pouco mais de cem páginas, nos sentimos na pele de Sofia, uma mestranda em Literatura, que divide seu pequeno apartamento com a gata Princesa Ervilha.
⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
Mesmo sem um direcionamento claro, podemos perceber que este é um quadrinho cheio de reflexões sobre o processo de construção do “eu”. Por isso, sentimos que, aqui, todo o experimentalismo e a fluidez do texto (com frases que parecem realmente tiradas de uma mente em um turbilhão de pensamentos) casam muito bem. Para alguns leitores a HQ pode parecer confusa, como uma obra sem direção, mas talvez esse seja um dos objetivos.

 

A história é divertida, principalmente no ápice do quadrinho, quando Sofia e sua Princesa Ervilha vivem uma divertida aventura, no mundo literário que as cercam, nas estantes do apartamento. Tudo isso acompanhado da bela arte de Deborah Salles, que trabalha destaques em rosa, em contraste ao preto e branco em traços finos no restante dos quadros.
⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
Viagem em Volta de Uma Ervilha nos soou como um bom relato da vida de uma jovem mulher aos vinte e poucos. Talvez por isso, esse seja um quadrinho especialmente indicado para esse público, uma vez que a identificação pode ser imediata. Sem dúvidas, este é um acerto da editora, ao apostar no potencial das mulheres que produzem quadrinhos no Brasil.

Não perca nada

Siga nossas redes

Carrinho atualizado