Valentina, ícone dos quadrinhos eróticos e personagem mais famosa de Guido Crepax, terá novas histórias inéditas. A editora italiana Feltrinelli Editore anunciou o quadrinista Sergio Gerasi como o responsável pela arte e roteiro dos novos quadrinhos, que serão lançados a partir de outubro na Itália. O primeiro livro se chama “Valentina è vera” (“Valentina é real”, em tradução livre).
Gerasi é conhecido por seu trabalho como desenhista em “Dylan Dog” e na série “Eternity”, ambos pela Bonelli, além de publicações solo, como as HQs “L’Aida” e “Un Romantico a Milano”, lançadas pela Bao.
As novas HQs de Valentina serão ambientadas na Milão dos dias de hoje, quase 60 anos após a criação da personagem por Crepax, em 1965. Na época, a fotógrafa se tornou um símbolo da chamada revolução sexual pela maneira como desafiava normas e tabus da sexualidade feminina. A Feltrinelli Editore não deu mais detalhes sobre essa “nova fase”, nem divulgou imagens da publicação.

O anúncio faz parte de um projeto mais amplo da editora, que irá republicar histórias clássicas da personagem, a começar em junho com “I sotterranei” (“Os subterrâneos”), que reúne além da história que dá nome ao quadrinho outras duas obras do início da trajetória de Valentina “Gli ussari della morte” e “Valentina perduta nel paese dei sovieti”.
E no Brasil?
Histórias de Valentina foram lançados na revista Grilo, ainda no início da década de 1970, depois em formato álbum pela L&PM e Conrad. As últimas publicações haviam sido “Valentina – Biografia de Uma Personagem” e “Valentina – Os Subterrâneos”, até que a Pipoca & Nanquim iniciou a Coleção Crepax, em abril deste ano, com “Drácula, Frankenstein e Outras Histórias”, que contém “Valentina Perdida no País dos Sovietes” e “Valentina Subconsciente”.