7 setembro 2022

UmaHistória

Por Fora do Plástico

De Gipi
132 páginas
Veneta | 2021
Tradução: Michele A. Vartuli

Estranhamente poético, bonito e intrigante. UmaHistória, de Gipi, é uma experiência complexa, um exercício para o leitor. Com uma trama nebulosa no início, aparentemente desarticulada, este é um quadrinho que, depois da primeira leitura, certamente você perceberá que é preciso reler. É preciso um tempo para “descobri-lo”. Porém, a obra nos atraiu mais pela proposta, do que pelo enredo em si. E, por isso, não reverberou em nós tanto quanto poderia.

Acompanhamos Silvano Landi, um escritor de sucesso de meia-idade, que se encontra em um hospital psiquiátrico. Ao mesmo tempo, seguimos a história de Mauro, um soldado que batalha na Primeira Guerra Mundial. As duas histórias se sobrepõem, como peças de um quebra-cabeça e, aos poucos, o leitor vai entendendo sobre os dois personagens e o que eles têm em comum. Qualquer informação além disso, pode modificar sua experiência.

O que podemos dizer é que UmaHistória te “obriga” a participar daquela leitura. Muitas vezes ela pode ser incômoda por te deixar perdido, sem saber se aquilo é real ou alucinação; o que é passado ou presente. Gipi cria uma obra que mergulha nas profundezas da natureza humana. Passagem do tempo, conflito do homem consigo mesmo, morte e solidão são algumas das reflexões apresentadas.

Nas ilustrações, Gipi impressiona pela variedade de estilos, desde um traço mais simples, rabiscado, até painéis aquarelados.

UmaHistória é uma obra interessante e tem uma estrutura narrativa original. Sem dúvidas, uma ótima HQ. No entanto, ela não nos cativou totalmente. Em certos momentos, a impressão que tínhamos era que Gipi estava mais preocupado em mostrar o quanto ele é um quadrinista capaz. Este é um quadrinho com uma boa trama, mas que merece mais elogios pela forma como a história é contada, do que por seu conteúdo.

Não perca nada

Siga nossas redes

Carrinho atualizado