De Duane Murray e Shawn Daley
160 páginas
Taverna do Rei | 2024
Tradução: Levi Trindade
A emoção genuína e a manipulação dos sentimentos do leitor andam de mãos dadas em Um Lugar Melhor, uma HQ sobre imaginação, luto e a amizade entre um avô e o neto. Escrito por Duane Murray e desenhado por Shawn Daley, o quadrinho é um abraço caloroso e, também, um tanto meloso ao leitor.
Dylan é uma criança que vive com sua mãe, Eileen, que presa às obrigações do trabalho, nunca tem tempo pra ele. Então, o garoto encontra um amigo em seu avô e, juntos, brincam fantasiados de Kid Cosmo e Rojão Rubão, personagens das HQs favoritas de Dylan. Por acreditar que a companhia de seu pai esteja atrapalhando o amadurecimento de seu filho e, por sua saúde cada vez mais debilitada, Eileen insiste para que o idoso se mude para um asilo, onde ela acredita que seja “um lugar melhor” para o pai. Só que um trágico acidente vai afastar o avô da vida do neto antes do previsto.
Sem saber como explicar para Dylan que seu avô morreu, ela apenas resume a partida como “ele foi para um lugar melhor”. Por causa disso, o jovem decide procurar sozinho esse tal lugar onde acredita que encontrará seu avô.
Murray mostra como a imaginação e o companheirismo podem desempenhar importantes papeis em nossas vidas. A amizade entre os protagonistas é cheia de empatia e provoca momentos de risos, suspiros e, talvez, algumas fungadas.
Porém, a trama exagera na infantilidade de Dylan como ferramenta narrativa. O uso da imaginação infantil como engrenagem funciona muito bem, no entanto, os autores projetam o máximo de impacto emocional, explorando todas as oportunidades para comover os leitores. Além disso, apesar da boa conclusão, com uma mensagem que encoraja os adultos a participarem dos comportamentos imaginativos das crianças, alguns dos momentos que antecedem o fim parecem estranhos.
A arte de Shawn Daley não é um grande diferencial, mas combina com a pegada doce do quadrinho. As ilustrações têm alguns painéis e itens coloridos, que causam um bom impacto.
Lançado pela Taverna do Rei, Um Lugar Melhor narra com tanta facilidade uma história emotiva e muito fluida. Um quadrinho que tem momentos marcantes, dramáticos e dolorosos, mesmo que exagere em sua abordagem.