14 setembro 2022

Tomie, Vol.2

Por Fora do Plástico

De Junji Ito
376 páginas
Pipoca & Nanquim | 2021
Tradução: Drik Sada

Se você gostou do primeiro volume de Tomie, certamente vai gostar desta edição. Junji Ito continua a dinâmica de apresentar, a cada capítulo, um conto independente sobre a garota Tomie, que com um simples olhar, é capaz de seduzir, manipular e levar os homens a cometer crimes brutais.

As histórias, neste segundo álbum, são ainda mais sangrentas e estranhas. Como Tomie foi uma série que durou quase 15 anos, é perceptível a progressão de Ito na arte e na narrativa. Um ponto que gostaríamos de ressaltar é que a divisão do mangá em duas partes pelo Pipoca & Nanquim foi fundamental para que nossa experiência com os contos não ficasse desgastada. Por mais que a criatividade de Junji Ito seja impressionante, com histórias que conseguem ser uma mais bizarra do que a outra, tínhamos receio de a leitura ficar cansativa e repetitiva, pelo tamanho da obra. Mas, não. Obviamente, alguns contos são melhores do que outros. Existem algumas tramas que prendem mais o leitor, mas o saldo final é muito positivo.

Sobre a origem da personagem, assim como não ficou explícito na edição anterior, o autor também não esclarece aqui. Por isso, mantemos a nossa interpretação de que o acontecimento do primeiro conto foi o responsável por espalhar várias “Tomies” pelo Japão.

Em resumo, Tomie é uma leitura assustadora e completamente bizarra. Um prato cheio para quem adora o gênero!

Não perca nada

Siga nossas redes

Carrinho atualizado