De Will Eisner
88 páginas
JBraga Comunicação | 2023
Tradução: Maurício Muniz
Não é novidade dizer que Will Eisner foi um mestre da narrativa ou que criou histórias à frente de seu tempo. A verdade é que todos já ouvimos isso um punhado de vezes. Por isso, é muito bom poder, de fato, ver o quadrinista colocar em prática alguns de seus atributos famosos. O que é possível na edição especial de The Spirit: Aniversário de 80 anos, uma coletânea dedicada ao personagem mais famoso de Eisner.
São nove histórias selecionadas por nomes da indústria de quadrinhos, algumas com nova colorização, assinadas por Laura Martin e Jeromy Cox. Mesmo seguindo a pauta detetivesca do personagem, as tramas são variadas e é possível perceber o quão visionário foi Eisner, pela maneira como escolhe contar essas histórias de cerca de sete páginas.
Como um bom primeiro contato com o personagem ou com o próprio autor, a coletânea traz textos introdutórios antes de cada história. Eles funcionam tanto como justificativa para a seleção daquela HQ em específico, mas também colaboram para a contextualização do período de publicação, as motivações de Eisner, além da explicação de algumas das referências feitas nas páginas.
Poucas histórias parecem menos interessantes, em sua maioria a seleção é de ótimas tramas. Destaque para a já famosa “Hoje não haverá uma história do Spirit”, em que Eisner brinca com o próprio prazo, em um exercício metalinguístico. “Som”, também com recursos narrativos criativos, usando as onomatopeias, e “O Incendiário”, que faz uma sátira, com muito bom humor, à publicidade crescente na época.
A arte é fluida, com uma diagramação que várias vezes rompe com o tradicional e acrescenta movimento às páginas, fora os letterings de capa, marca registrada de Spirit. Apesar disso, não dá para deixar de pontuar que a colorização moderna pode gerar um certo estranhamento. Não é que ela seja ruim, mas é possível notar que as histórias que mantêm o original preto e branco evidenciam melhor o trabalho de Eisner como um todo.
Lançado no Brasil pela JBraga, The Spirit: Aniversário de 80 anos é uma bela homenagem ao Spirit e a Will Eisner. Uma boa forma de conhecer o personagem e os motivos que levaram à eternização de seu criador.