24 agosto 2022

Storm Integral, Vol.1

Por Fora do Plástico

De Don Lawrence
208 páginas
Tundra | 2021
Tradução: Luis Panigassi

Storm é uma típica ficção científica dos anos 80. Apesar de recursos narrativos limitados, a série holandesa tem seu brilho, com momentos divertidos e boas ideias. Uma aventura que chega ao Brasil pela Editora Tundra, numa coleção integral de seis volumes, compilando todas as edições desenhadas por Don Lawrence.

Contendo quatro revistas com histórias distintas, neste volume, conhecemos o astronauta Storm, que involuntariamente fica perdido no tempo e retorna para uma Terra completamente diferente da que conhecia. Os oceanos desapareceram, aparentemente não há tecnologia, criaturas exóticas por toda parte e muitos outros mistérios.

Claro que o quadrinho tem aspectos que não envelheceram tão bem: o clichê do herói musculoso e bonito, com sua parceira seminua; o uso excessivo de quadros explicativos; e claro, a conveniência de algumas resoluções. Apesar disso, é preciso destacar as boas analogias, as críticas sociais, a mistura bem feita entre tecnologia e aspectos do mundo bárbaro, que acabam explorando bons conceitos no roteiro e, principalmente, as ilustrações. A arte de Don Lawrence é o ponto chave em Storm. Certamente a série não teria o mesmo impacto sem o poder visual dos cenários pintados pelo artista. É deslumbrante.

Numa edição caprichada, com direito a muitos extras, a HQ é para ser lida como uma aventurona para se divertir, sem grandes expectativas. A premissa acaba explorando questões maiores sobre a natureza humana, mas Storm é, acima de tudo, um bom entretenimento.

Não perca nada

Siga nossas redes

Carrinho atualizado