Spirou vai a Cuba reviver a invasão da Baía dos Porcos

3 junho 2024
Por Fora do Plástico

A mais recente HQ de Spirou e Fantasio leva os dois heróis repórteres a Cuba em 1961, durante a invasão da Baía dos Porcos. “Spirou et Fantasio – Classique: La baie des cochons”, lançado em maio na França, pela Dupuis, é o primeiro volume de uma nova coleção, que coloca os clássicos personagens franco-belgas no coração de acontecimentos históricos.

Desde a sua criação por Rob-Vel em 1938, Spirou já viveu aventuras em muitas épocas. Foram centenas de álbuns, incluindo as séries derivadas, nas quais o personagem já foi explorado e reinventado das mais diferentes formas. E, agora, Mickaël Baril, Clément Lemoine e Elric Dufau, os autores do quadrinho, decidiram levar Spirou para um evento histórico que ele não havia tido contato: o conflito americano-cubano.

Pelo menos dois títulos estão atualmente em produção para esta coleção. São eles “Le Trésor de San Inferno”, de Lewis Trondheim e Fabrice Tarrin, e “Zorgrad”, de autoria do mesmo trio de “La baie des cochons”. O álbum “Spirou chez les Soviets”, de Fabrice Tarrin e Fred Neidhardt, publicado em 2020, se junta a esta linha e ganha continuação entre 2025 e 2026.

Em 1960, Fidel Castro teve que ir a Nova York para fazer um discurso na ONU. Spirou e Fantasio chegam ao mesmo tempo para cobrir o evento. No entanto, temendo o acontecimento, o revolucionário cubano sentiu-se ameaçado por todos os lados pelos americanos e pelos seus espiões, convencido mesmo de estar rodeado de agentes duplos. Depois de um infeliz mal-entendido, ele acredita que Spirou é um deles, e o sequestra para interrogatório em Havana. Recusando-se a abandonar o amigo, Fantasio decide unir forças com a CIA para organizar uma missão de resgate…

PUBLICAÇÃO NO BRASIL

Embora seja um personagem muito popular na Europa, “Spirou” foi pouco publicado no Brasil. As publicações mais recentes foram entre 2016 e 2019, pela SESI-SP, quando a editora publicou 14 álbuns.

Gostou da leitura? Ajude o Fora do Plástico

Você não precisa de muito para contribuir com o Fora do Plástico. A partir de R$5,00 mensais, ou seja, um cafezinho, você já está nos ajudando a manter o Fora Plástico.
Quero Apoiar
Carrinho atualizado