“Spirou e Fantasio”, série clássica dos quadrinhos franco-belgas, ganhará republicação em ordem cronológica este ano pela editora Dupuis. A informação é do jornalista especializado em cultura Jérôme Lachasse, da emissora francesa BFMTV.
A edição integral terá restauração das páginas originais, além de uma nova colorização, assinada por Frederic Jannin, que já havia sido o responsável por restaurar “Gaston Lagaffe”. O consagrado período de Franquin à frente de “Spirou” será publicado na França e Bélgica ainda este ano.
A série é protagonizada por Spirou, um jovem aventureiro que trabalhava em um hotel e que, com o passar das edições, ganhou a companhia do repórter fotográfico Fantasio, desvendando tramas mirabolantes. Assim, ele enfrentará o terrível cientista Zorglub, lutará contra a máfia italiana e as tríades chinesas em Nova York, ou desvendará na Palômbia o segredo de um animal mítico: o Marsupilami.
No Brasil, as edições mais recentes de “Spirou” foram lançadas pela editora SESI-SP entre 2016 e 2017. Além do material clássico, a editora também iniciou a publicação da série “O Spirou De…”, que traz releituras dos personagens pelas mãos de quadrinistas modernos. A previsão da editora era publicar em 03 anos, todos os 54 livros da série. No entanto, com a interrupção na publicação de quadrinhos pela SESI-SP, “Spirou” segue incompleto no Brasil.