28 fevereiro 2023

Sopa de Lágrimas

Por Fora do Plástico

De Gilbert Hernandez
288 páginas
Veneta | 2016
Tradução: Marina Della Valle

Em Sopa de Lágrimas, Gilbert Hernandez nos entrega o melhor do realismo fantástico. Em sua Palomar, cidadezinha fictícia localizada em algum canto da América Latina, tudo é possível, assim como na Macondo de Gabriel García Marquez. Se Cem Anos de Solidão nos encantou na literatura, Hernandez nos transmitiu, nos quadrinhos, sentimentos parecidos. Nesta novela latinoamericana, quente, ousada, cheia de conflitos e conciliações acompanhamos um turbilhão de personagens, mas são as mulheres o grande destaque.

Da estonteante bañadora Luba à pequena e determinada Carmen, ou da feroz Chelo à provocante Tonantzin. Todas as personagens se desabrocham com personalidades fortes e ousadas. Com uma trama que dificilmente conseguiremos traduzir em uma sinopse, Sopa de Lágrima é um compilado das histórias que Gilbert Hernandez publicou na revista Love & Rockets (que compartilhou com seu irmão, Jaime), a partir do início dos anos 80.

Em episódios, vivemos ao lado dos habitantes de Palomar as mais curiosas situações, mas também as mais banais. O fantástico e o corriqueiro se mesclam em uma dança que embala toda a obra. A vida de cada personagem é marcada pelo extraordinário e também pelo peso do real. Como os acompanhamos ao longo de muitos anos, sentimos o peso do envelhecimento e das mudanças do tempo, como na vida real. Essa característica tão natural da obra de Hernandez é um grande destaque no decorrer da HQ.

Apesar de ser carregada de textos, Sopa de Lágrimas possui um ritmo bastante envolvente. Inicialmente, o leitor pode até ficar perdido em meio a tantos personagens, mas logo já está arrebatado pelo poder narrativo do autor. Na arte Gilbert Hernandez é bastante competente e trabalha bem o contraste entre preto e branco.

Lançado pela editora Veneta em 2016, o quadrinho é um prato cheio para os fãs de realismo fantástico. Mas, também pode ser uma excelente opção para qualquer um que aprecie uma boa história, narrada com a magia dos casos contados pelas nossas avós.

Não perca nada

Siga nossas redes

Carrinho atualizado