30 setembro 2023

Sementes

Por Fora do Plástico

De Ann Nocenti e David Aja
124 páginas
Trem Fantasma | 2023
Tradução: Mario Luiz C. Barroso

Parceria entre Ann Nocenti e David Aja, Sementes está entre a ficção quase apocalíptica e um manifesto ecológico e humanitário. Em uma versão que potencializa dilemas atuais, como os desastres naturais e as notícias falsas, somos apresentados a diferentes personagens e sua dinâmica de mundo. Um mundo dividido ao meio. Sem diálogos expositivos ou recordatórios que introduzem o leitor, é necessário mergulhar na história para entender o que se passa ali.

Uma jornalista tenta se manter fiel aos pilares da profissão, enquanto sua editora exige matérias caça-cliques, mesmo que não sejam verdade. Bilionários apostam em formas de salvar a Terra, ou lucrar com isso. Alienígenas colhem “sementes” dos planetas condenados por onde passam. Dessa invasão, surge o relacionamento entre uma humana e um alien. Um amor que, se exposto, pode gerar muitas consequências, não só para ambos. Ah, e abelhas no meio disso tudo.

Ann Nocenti não une esses plots até praticamente a metade da HQ. Antes disso, o leitor deve tentar conectar o quebra-cabeça, enquanto vê lentamente os acontecimentos que envolvem os personagens, fazendo o ritmo ser consideravelmente lento, até o seu ápice. A partir disso a história ganha corpo, mesmo que deixe muitas perguntas sem resposta, no caminho.

O tom pessimista é bem-vindo e funciona muito bem com a construção visual de David Aja. A reflexão sobre o papel do jornalista e de suas escolhas não parece nada inédita, mas é bem colocada, quando a trama atinge sua melhor face. Os personagens têm pouco desenvolvimento e esse é um dos pontos que mais parecem prejudicar o desenvolvimento como um todo. É difícil ter conexão com eles.

Aja brilha no conceito e na execução, explorando a forma hexagonal em vários momentos. No seu traço, o ar parece pesado e a Terra parece mesmo um local inóspito. Apenas algumas caracterizações, principalmente quando os personagens usam máscaras, podem causar certa confusão.

Publicado pela Trem Fantasma, Sementes não é um quadrinho que responde nossas perguntas. Muito pelo contrário, ele nos provoca, às vezes confunde, e isso é tanto um ponto positivo, como negativo. Ou seja, uma releitura será bem-vinda.

Não perca nada

Siga nossas redes

Carrinho atualizado