Sara

27 maio 2021

De Garth Ennis, Steve Eptig e Elizabeth Breitweiser
152 páginas
Panini Comics | 2021
Tradução: Douglas Bettioli

Um Garth Ennis mais contido, que explora as nuances psicológicas da guerra. É este o Ennis assina o roteiro de Sara, um quadrinho com um retrato historicamente apurado das mulheres que serviram como franco-atiradoras do Exército Vermelho, durante a 2ª Guerra Mundial. Focada na protagonista que dá nome à obra, a trama conduz o leitor pela vida de Sara, com flashbacks que nos mostram o início da carreira militar da personagem.

Sara é fria, calma e parece caber perfeitamente em sua função (embora não sinta prazer nisso). Assim, ela é um sucesso entre as atiradoras da equipe da qual faz parte. Só que, mesmo sendo um exemplo digno de condecorações dos camaradas soviéticos, Sara é insubordinada. É nítido em seu olhar que todo o patriotismo das companheiras não é nutrido por ela. E, ao longo da trama vamos desvendando o porquê.

A mescla entre passado e presente nem sempre serve bem ao roteiro. Mesmo que seja um recurso importante para aproximar o leitor da protagonista, muitas vezes a trama perde ritmo. E, na verdade, é difícil criar uma relação com Sara ou com suas companheiras de equipe. Sua mente e seus sentimentos pareciam um grande mistério para nós, mesmo conhecendo seu passado, aos poucos. No entanto, os dois últimos capítulos trazem um ótimo clímax, quando um atirador nazista passa a ameaçar os russos. Ali compreendemos que Ennis estava preparando o campo para o que iria acontecer.

A arte de Steve Eptig é um bom acréscimo ao quadrinho, com destaque para as feições das combatentes, que parecem até inspiradas nas verdadeiras atiradoras da URSS, naquele período. Destaque também para as cores de Elizabeth Breitweiser, que ajudam na ambientação da trama.

Ter um quadrinho de guerra protagonizado por uma mulher, cuja principal função é matar nazistas, já é um bom ponto de partida para Sara. Porém, a obra é mais do que isso. É uma HQ com uma história redonda, realista e fria, como as florestas geladas onde é ambientada.

Gostou da leitura? Ajude o Fora do Plástico

Você não precisa de muito para contribuir com o Fora do Plástico. A partir de R$5,00 mensais, ou seja, um cafezinho, você já está nos ajudando a manter o Fora Plástico.
Quero Apoiar
Carrinho atualizado