De Daniel Casanave e David Vandermeulen (Adaptando livro de Yuval Noah Harari)
248 páginas
Quadrinhos na Cia. | 2020
Tradução: Érico Assis
O primeiro volume da adaptação em quadrinhos do elogiado livro “Sapiens: Uma Breve História da Humanidade”, de Yuval Noah Harari, foi uma leitura surpreendente e prazerosa. Em 248 páginas, acompanhamos uma viagem divertida pelos fatores que fizeram do Homo Sapiens o mais poderoso animal do planeta. Como uma aula em formato de HQ, Sapiens tem um tom lúdico, que brinca com o leitor, abraça referências da cultura pop e da arte e, sobretudo, não se torna enfadonho.
Lançada pela Quadrinhos na Cia., a adaptação, feita a seis mãos por Harari, David Vandermeulen e Daniel Casanave, desenvolve a evolução humana e nos leva a pensar para além do que já conhecemos sobre a evolução. Com Harari como personagem, o quadrinho também usa recursos que só são possíveis nesta mídia. Por exemplo, são muitas as cenas do autor passeando por cenas há dezenas de milênios, enquanto explica para o leitor como os Sapiens conviviam com outras espécies humanas. Esses recursos narrativos enriquecem a obra e fazem da HQ uma explicação divertida, mas não menos calcada nos pilares acadêmicos.
Os desenhos de Daniel Casanave são caricatos, dando quase um tom de desenho animado ao gibi. Em alguns momentos, a narrativa toma ares de ficção, quando leva o leitor para as histórias de Bill Pré-Histórico e Cindy. Um toque de humor, à lá Os Flintstones, que dá um respiro às explicações de tirar o fôlego de Harari.
Em um momento em que a ciência se mostra tão essencial, mas também vive momentos de descrença por parte de alguns, Sapiens não poderia ter um lançamento mais oportuno. Ansiosos pela continuação, podemos garantir que este primeiro volume é um presente para quem busca entender o que nos tornou o que somos hoje. Baita quadrinho!