23 maio 2023

São Jorge

Por Fora do Plástico

De Danilo Beyruth
240 páginas
Comix Zone | 2023

São Jorge, de Danilo Beyruth, é uma mistura entre drama histórico e épico de ação. Uma ficção sobre a mitologia em torno da vida do soldado romano Jorge, cuja veneração se expandiu para muito além de Roma. Preenchida com várias sequências de batalha, em paralelo à contextualização histórica, a HQ é um bom entretenimento, ao melhor estilo blockbuster.

O ano é 298 D.C. e o Império Romano já não vive seus tempos áureos. O imperador Diocletianus, influenciado pelo seu general Galerius, decide perseguir os cristãos por acreditar que são uma ameaça aos costumes tradicionais romanos, que ele busca resgatar. E é neste cenário que vemos crescer o mito do guerreiro Jorge, de soldado leal a mártir cristão.

Seu nome é falado por todos os cantos de Roma por conta de seus feitos no campo de batalha, o que não é bem visto pela grande cúpula romana. Ao ponto de, para ofuscá-lo, enviar Jorge para uma missão distante: enfrentar um misterioso dragão que tem causado mortes e espalhado terror na região de Cyrene.

O roteiro de Beyruth é coeso, com ótimo uso de localização temporal. Estamos lendo uma roupagem mais realista do santo, mas que não deixa de lado o respeito pelo que é canônico. Outro ponto a se destacar é a forma como o mito vai ganhando projeção e novos contornos. Como o nome Jorge passa a ter cada vez mais força popular. No entanto, o autor traz muitos de diálogos expositivos, além de estender cenas que, a nosso ver, parecem mais longas do que deveriam.

A arte em preto e branco de Danilo Beyruth é muito dinâmica. Temos ótimas cenas de batalha, que exploram closes violentos e planos mais abertos, dando amplitude para as situações. Há detalhes ainda que chamam atenção, como as roupas dos guerreiros ou toda a composição visual do “dragão”.

Publicado originalmente, em dois volumes, pela Panini Comics no ano de 2014, São Jorge retorna agora pela Comix Zone, em volume integral. Uma aventura épica, bem desenhada, com ingredientes para conquistar a maioria do público: drama, intrigas políticas e muita ação.

Não perca nada

Siga nossas redes

Carrinho atualizado