23 setembro 2023

SandLand

Por Fora do Plástico

De Akira Toriyama
216 páginas
Panini Comics | 2022
Tradução: Felipe Monte

Oneshot de Akira Toriyama, autor de Dragon Ball, Sandland é uma aventura bem-humorada. Mas por trás dessa proposta aparentemente descompromissada, temos talvez a sua obra mais politizada e crítica à sociedade contemporânea.

Repetindo o velho enredo de mundo pós-apocalíptico, onde por causa de más decisões humanas e ganância, grande parte do ecossistema e também da população foram destruídos, a trama nos coloca em um cenário arruinado pela seca, no qual a monarquia governante privatizou a única fonte de água.

Diante desse ambiente desesperador, Rao, xerife da uma cidade, decide viajar em busca do Lago Fantasma, que acredita existir no sul do deserto. Para enfrentar essa perigosa jornada, ele pede ajuda a Beelzebub, o príncipe dos demônios. Assim começa uma complicada viagem repleta de inimigos e revelações sombrias.

Embora utilize de engrenagens já conhecidas em produções com o mesmo tema, o mangá brilha em sua abordagem. Toriyama, com seu universo em que humanos, monstros e demônios coexistem, traz um desenvolvimento divertido e leve, mas que não deixa de ter profundidade com suas reflexões pertinentes a respeito do capitalismo, uso de recursos ambientais e a realidade contemporânea.

É natural que o design de personagens e expressões soem familiares, até porque a publicação foi lançada pouco depois do término de Dragon Ball. No entanto, é possível perceber também um nível maior de detalhamento em Sand Land, principalmente nos cenários e veículos.

Sand Land é um “road movie” extremamente divertido. Mesmo com o tom politizado, abordando questões importantes, Toriyama nunca se esquece de fazer uma aventura prazerosa de acompanhar.

Não perca nada

Siga nossas redes

Carrinho atualizado